Conheça o Equador

Esta série compartilhará com você algumas informações sobre diversos países, inicialmente sobre os nossos vizinhos sul-americanos.

Informações Básicas

Mapa:

mapa-equador

Nome Oficial: República do Equador

Capital: Quito

Extensão territorial: 256.370 km²

Demografia: Densidade demográfica de 65 hab/km²

População total (Censo 2010): 16.144.363 habitantes

Fronteiras: Colômbia e Peru

Idioma: Espanhol

Localização: América do Sul

Moeda: Dólar americano

Regime político: República Presidencialista

Economia: Total do PIB: US$ 100.917 milhões

 

export-equador

import-equador

export-brasil-equador

import-brasil-equador

 

Breve histórico

As terras do Equador (do latim aequator, que significa: “verificador, aferidor”) foram habitadas por povos de enorme miscigenação linguística e cultural. O mais relevante desses povos foi o Shiri, que foi dominado na segunda metade do Século XV pelo soberano inca Tupac Yupanqui e seu filho Huayna Cápac. Este se casou com uma princesa Shiri e teve um filho, Atahualpa, que reinou por toda a terra onde hoje é o Equador.

No início do século XVI, os espanhóis, comandados por Francisco Pizarro e Diego de Almagro, derrotaram Atahualpa e iniciaram o processo de colonização europeia. Essa dominação espanhola foi responsável pela dizimação de boa parte da população indígena, tanto pelo contágio de doenças quanto pela violência militar.

As primeiras manifestações a favor da independência do país iniciaram-se em 1809 e foram violentamente reprimidas pelo governo central. Em 1822, forças locais se organizaram e derrotaram o exército monarquista. Em seguida, o país uniu-se à “Gran Colômbia”, república fundada por Simón Bolívar, da qual só veio a separar-se em 1830. Em 1860, com o apoio da Igreja Católica, é apaziguada a grande instabilidade política pela qual o país passava até então. Em 1895, é deflagrada uma revolução liberal nas planícies, reduzindo o poder do clero e possibilitando o desenvolvimento de um regime capitalista.

A economia equatoriana alcançou altos níveis de estabilidade quando Gustavo Noboa, nos anos 2000, assumiu a presidência do país e realizou reformas econômicas importantes, que resultaram na melhoria das relações com as instituições financeiras internacionais. Em 2003, o presidente Lucio Gutierrez se deparou com um déficit orçamental e uma considerável dívida externa. Como medidas para solucionar a crise econômica, utilizou as receitas do petróleo e procurou ajuda junto ao FMI; no entanto, a crise permanece até os dias de hoje. Em 2006, foi eleito o atual presidente da República, Rafael Correa.

 

Relação Equador-Brasil e sua implicação na legalização de documentos

As relações entre Brasil e Equador são marcadas por um dinamismo crescente. Os dois países possuem uma forte relação bilateral e também relevante atuação conjunta em foros regionais. O Equador é parceiro estratégico no processo da integração sul-americana – o país sedia a Secretaria-Geral da UNASUL.

O diálogo e a cooperação bilateral com o Equador são intensos em diversas áreas, com destaque para as áreas migratória, social e educacional. Os dois países vêm mantendo estreita coordenação no tema do combate às redes de imigração irregular que vêm atuando na região. O Equador está entre os países que mais enviaram missões ao Brasil para promover a cooperação em temas sociais, com destaque para políticas de combate à fome, à miséria e à desnutrição infantil.

Brasil e Equador não possuem acordos bilaterais para facilitação de legalização de documentos, porém seguem o “Acordo Sobre Documentos de Viagem e de Retorno dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados” do MERCOSUL, que consiste em: “Reconhecer a validade dos documentos de identificação pessoal de cada Estado Parte e Associado do MERCOSUL (…) como Documento de Viagem hábil para o trânsito de nacionais e/ou residentes regulares dos Estados Partes e Associados do MERCOSUL em seus territórios.” No caso do Equador, o documento de identificação pessoal considerado é o passaporte.

 

Organizações Internacionais das quais o Equador participa

Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), OMC (Organização Mundial do Comércio), OEA (Organização dos Estados Americanos), Organização Latino-Americana de Energia e a União de Nações Sul-Americanas (UNASUL).

 


 

Curiosidades sobre o Equador

 

brasao-de-armas-equador

O brasão da bandeira do Equador é cheio de simbolismos e representações:

  • No interior do brasão aparece o sol junto aos signos de Áries, Touro, Gêmeos e Câncer. Estes símbolos correspondem aos meses históricos de março, abril, maio e junho, respectivamente – meses nos quais ocorreram acontecimentos importantes do processo de independência.
  • Contornando o horizonte aparece o monte Chimborazo, uma das montanhas mais altas dos Andes. Das neves do Chimborazo nasce o Rio Guayas, que segue rumo a uma vegetação vasta, representante da agricultura nacional.
  • O barco a vapor que atravessa o rio é uma alusão ao exemplar construído em 1841 em Guayaquil. A figura do caduceu que integra o barco simboliza a navegação e o comércio.
  • Quatro bandeiras nacionais sustentadas por lanças rodeiam o brasão, que remetem à luta pela independência do país.
  • Os ramos de louro (direita do escudo) e de palma (esquerda do escudo), representam, respectivamente, a glória e a paz da nação. O condor de asas abertas em cima do escudo representa o poder e a grandeza da pátria.

 

centro

A capital do país, São Francisco de Quito, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1978. Seu centro histórico é o mais bem preservado e menos alterado da América Latina.

 

sol

Devido à localização do país “no meio do mundo”, o Sol nasce às 6h e se põe às 18h durante todo o ano.

 

arquipelago

O arquipélago de Galápagos é constituído por treze ilhas principais, das quais quatro são habitadas. Está localizado no Oceano Pacífico, a mil quilômetros da costa. Seu cenário é ideal para observação da vida animal – marinha e terrestre – e, desde o século XIX, atrai a atenção de cientistas e turistas. O arquipélago constitui a segunda maior reserva marinha do mundo e possui vulcões e extensas áreas verdes.

 

biologia-equador

As ilhas de Galápagos são conhecidas como o principal laboratório vivo de biologia do mundo e são famosas pelas tartarugas endêmicas, que chegam a medir mais de 1,80 m e a pesar 400 quilos. Estes animais podem viver até 170 anos.

Conteúdo elaborado por: Vinicius Silva
E revisado por: Paula Sacrini
Fontes:
Bandeira do Equador
Google Earth | Equador
IBGE | Países
INVEST & EXPORT BRASIL | Indicadores Econômicos
MERCOSUL – Acordo sobre documentos de viagem e de retorno
Itamaraty | Equador
Curiosidades sobre o Equador

ESTÁ BUSCANDO UMA EMPRESA DE TRADUÇÃO CONFIÁVEL?

Oferecemos serviços com alto padrão de qualidade, agilidade e confiabilidade para atender às suas necessidades de comunicação em um mundo cada vez mais globalizado.