Pacto Global da ONU no Brasil lança publicações em diferentes idiomas
Documentos contemplam a Agenda 2030 da ONU a estratégias corporativas, diretrizes para o setor de alimentação, imigração e corrupção no mercado de trabalho
Para disseminar internacionalmente as experiências de empresas brasileiras na promoção dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável, a Rede Brasil do Pacto Global lançou, neste mês, traduções para o inglês de quatro publicações.
Um dos volumes traduzidos é o Relatório Anual 2016 da Rede. O levantamento destaca o aumento de quase 13% no número de empresas signatárias no Brasil – no país, mais 7 mil pessoas participaram de 40 atividades e 11 eventos promovidos no ano passado. A publicação aborda ainda as ações realizadas por cada um dos seis Grupos Temáticos da Rede Brasil, como o projeto Empoderando Refugiadas, do GT de Direitos Humanos e Trabalho, e workshops sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O guia Integração dos ODS na Estratégia Empresarial também passou por tradução, mostrando como 21 integrantes do Comitê Brasileiro do Pacto Global (CBPG) têm incorporado os 17 Objetivos Globais da ONU em suas atividades. O estudo, elaborado pelo GT ODS, aponta oportunidades e desafios que as empresas encontraram ao adotar medidas sustentáveis.
No âmbito do GT de Alimentos e Agricultura, a cartilha Os Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura (PEAA) como orientadores para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foi criada para oferecer diretrizes a empresas que desejam adotar práticas ambiental e socialmente responsáveis.
Publicação sobre migração e corrupção ganha versão em 5 idiomas
Já o documento Imigração — Guia de boas práticas para o combate à corrupção no mercado de trabalho internacional ganhou quatro outras versões além do inglês: em espanhol, francês, alemão e mandarim. Com o objetivo de incentivar uma política de transparência sobre os processos de expatriação de profissionais, a publicação destaca questões como vistos adequados, trâmites para bagagens e mudanças de país e o fornecimento de informações à Receita Federal e ao Banco Central do Brasil.
Com as traduções, a Rede Brasil espera tornar os materiais acessíveis por todos os 12 mil signatários do Pacto Global espalhados pelo mundo. As publicações podem ser acessadas clicando aqui.
Esta reportagem foi publicada inicialmente no site da ONU, em 9 de agosto de 2017.
Foto de Mathias Reding na Unsplash