Conheça a Argentina
Esta série compartilhará com você algumas informações sobre diversos países, inicialmente sobre os nossos vizinhos sul-americanos.
Informações Básicas
Mapa:
Nome Oficial: República Argentina
Capital: Buenos Aires
Extensão territorial: 2.791.810 km²
Demografia: Densidade demográfica de 15,9 hab/km²
População total (Censo 2010): 43.416.755 habitantes
Fronteiras: Uruguai, Brasil, Paraguai e Chile
Idioma: Espanhol
Localização: América do Sul
Moeda: Peso argentino
Regime político: Democracia Representativa
Economia: Total do PIB: US$ 543.490 milhões
Breve histórico
O espanhol Sebastián Caboto chegou ao rio — que viria a ser chamado de Rio da Prata — em 1526. Ao chegar, encontrou nas mãos dos nativos da região objetos de prata; a relação com esses objetos inspirou o nome do rio, que é o principal rio do país e uma das maiores riquezas da América do Sul. A Argentina e o Paraguai, durante algum tempo, formavam uma só província, que em 1617 foi dividida em dois territórios por Hernandarias. Inicialmente a região foi chamada de rio-platense, mas depois, em poema de Barco Centenera intitulado “La Argentina” (palavra derivada de argentinus, “feito de prata” em latim), surge o nome que prevalece ao ser criada a Confederación Argentina.
A partir do final do Século XIX, estabeleceu-se um considerável fluxo migratório vindo da Europa, especialmente da Itália. No início do Século XX, Buenos Aires já tinha cruzado a barreira do primeiro milhão de habitantes. Após a crise econômica de 1929, uma série de governos conservadores assumiu o poder na Argentina. Após a II Guerra, Perón foi eleito presidente em 1946, com forte apoio do operariado. Ele governou o país em dois períodos: 1946-1955 e 1973-1974. Faleceu no poder durante o segundo período, portanto Maria Estela de Perón, sua esposa e vice-presidente, assumiu o governo, mas foi deposta por um golpe militar em março de 1976. Após o golpe, é instaurada uma ditadura que mergulha o país em uma era de obscurantismo. Em 1984, Raúl Alfonsin é eleito presidente, pondo fim ao período autoritário. Em tempos recentes, o país passou por violenta crise econômica e hoje está retomando o seu crescimento. Atualmente, está no poder o presidente Mauricio Macri, eleito em outubro de 2015.
Relação Argentina-Brasil e sua implicação na legalização de documentos
O processo de aproximação entre Brasil e Argentina se dá por volta da década de 1980, quando, após longos anos de regime militar, os dois países iniciam o processo de redemocratização que leva à criação do Mercado Comum do Sul (Mercosul), em 1991. As relações bilaterais são estratégicas para a inserção do Brasil na região e no mundo, além de contribuir para a construção de uma relação política de confiança e cooperação entre os dois países. O Brasil e a Argentina juntos representam cerca de dois terços do território, população e PIB da América do Sul.
Essa relação é fundamental para a estratégia brasileira de promover o fortalecimento econômico e político da América do Sul, visando o estabelecimento da região como um polo relevante em um sistema mundial multipolar. Essa crescente relação tem fortalecido a economia e a indústria de ambos os países em áreas como mineração, siderurgia e construção civil, bem como nos setores petrolífero e automobilístico.
A integração entre Brasil e Argentina vem se consolidando cada vez mais ao longo dos últimos anos. Unidos por uma zona fronteiriça que se estende por 1.261 quilômetros, os dois países assinaram, em 2003, um acordo para facilitar o procedimento de legalização de documentos públicos.
“Permanece válido o procedimento de legalização de documentos para a Argentina, por força do presente acordo. Como o país é signatário da Convenção da Apostila de Haia, serão aceitos tanto documentos legalizados quanto apostilados. O acordo não prevê a isenção total de legalização, porém estabelece que os documentos públicos originados em ambos os países, para terem validade no território do outro, devem ser legalizados apenas pelos respectivos Ministérios das Relações Exteriores, não havendo necessidade de serem posteriormente submetidos à autoridade consular.” (Acordo para Simplificação de Legalização em Documentos Públicos, 2003.)
Organizações Internacionais das quais a Argentina participa
Banco Mundial, Grupo do Rio Fundo Monetário Internacional, Mercosul, Organização dos Estados Americanos (OEA), Organização Mundial do Comércio (OMC) e Organização das Nações Unidas (ONU).
Curiosidades sobre a Argentina
O “Sol de Maio” no centro da bandeira argentina combina a representação do deus inca Apu Inti com a referência à Revolução de Maio de 1810, momento em que a Argentina ficou independente da Espanha.
O tango é uma dança sensual executada por casais que originalmente era dançado por dois homens. Os rostos ficavam paralelos durante a performance para evitar a troca de olhares entre os dançarinos — uma característica mantida até os dias de hoje.
A inspiração dos nomes das principais marcas de cerveja da Argentina vem de referências histórico-políticas do país. Alguns exemplos são: “Evita”, nome da primeira-dama do país entre 1946 e 1952; “Montoneros”, nome de um grupo guerrilheiro dos anos 70; e “Doble K”, homenagem à presidenta Cristina Kirchner e seu marido, ex-presidente Néstor Kirchner.
O Lunfardo é um conjunto de gírias de influência uruguaia e italiana que eram faladas pelos malandros e cantores de tango, e por isso é muito usado nas letras de tango argentino. Surgiu no bairro da Boca, em Buenos Aires, e consiste em inverter as sílabas de uma palavra, por exemplo: tango = gotán, amigo = gomía, cabeza = zabeca.
Bem próxima do Brasil, a Patagônia, na Argentina, é uma referência para a prática dos esportes de aventura, além de ser um dos lugares mais lindos do mundo. Pode-se, inclusive, passear de caiaque e avistar elefantes-marinhos e baleias-francas.
Conteúdo elaborado por: Vinicius Silva
E revisado por: Paula Sacrini
Fontes:
Bandeira da Argentina
Bandeira Brasil e Argentina
Google Earth | Argentina
MERCOSUL – Acordos vigentes
IBGE | Países
Portal Brasil
INVEST & EXPORT BRASIL | Indicadores Econômicos
Itamaraty | Legalização de documentos Brasil-Argentina
Itamaraty | Argentina
Curiosidades sobre a Argentina
Informações sobre a Patagônia – Argentina