Conheça a Venezuela
Esta série compartilhará com você algumas informações sobre diversos países, inicialmente sobre os nossos vizinhos sul-americanos.
Informações básicas
Mapa:
Nome Oficial: República Bolivariana da Venezuela
Capital: Caracas
Extensão territorial: 912.050 km²
Demografia: densidade demográfica de 35,3 hab/km²
População total (Estimada em 2014): 28.868.486 habitantes
Fronteiras: Brasil, Guiana e Colômbia
Idioma: espanhol
Localização: América do Sul
Moeda: Bolívar venezuelano
Regime político: República Federal
Economia: total do PIB de US$ 53.442 milhões
Breve Histórico
Quando os espanhóis chegaram ao Golfo do Maracaibo, encontraram uma população nativa que construía as casas sobre estacas, assim como em Veneza. O local, então, foi batizado de Venezuela, pequena Veneza em espanhol.
Colonizada a partir de 1520, a região foi ocupada pelos hispânicos e ficou sob o poder deste país até 1811, quando foi declarada independente pelo congresso nacional. Porém, foi só após muitos anos que a Venezuela se tornou totalmente independente. Nesse período de transição, os exércitos patriotas, com a participação de Simón Bolívar e Francisco de Miranda, travaram diversas batalhas para conseguir, em 1819, a autonomia venezuelana. Nesse ano, o país passou a fazer parte da República da Grande Colômbia – juntamente com a Colômbia, o Equador e o Panamá –, da qual pertenceu até 1829.
Após a queda do sistema colonial no país, a Venezuela passou por uma sucessão de governos autoritários e ditatoriais. A mais duradoura foi a de Juan Vicente Gómez, perdurando por 27 anos. Depois disso o país viveu um breve período democrático quando, em 1947, dois anos depois da queda da ditadura do General Isaías Medina Angarita, Rômulo Gallegos foi eleito presidente através de eleições livres. Porém, o mandato não durou muito. Em 1953, Gallegos foi retirado do poder por uma revolta militar que instaurou novamente a ditadura. Depois disso, a democracia só foi reestabelecida em 1958.
Durante a década de 1980, o país sofreu uma grande crise econômica e social, o que levou a uma tentativa frustrada de golpe de estado, organizada por um pequeno grupo de oficiais de baixa patente do exército e liderado por Hugo Chávez.
Chávez passou dois anos na prisão, mas foi eleito presidente nas eleições de 1998 com a promessa de livrar o país da corrupção, auxiliar os pobres e reduzir o poder das elites. Foi reeleito em 2000 e 2006 prometendo livrar o país da dependência estrangeira. Ficou no poder até 2013, quando veio a falecer em decorrência de um câncer.
Relação Venezuela-Brasil e sua implicação na legalização de documentos
Tradicionalmente, o Brasil oferece à Venezuela cooperação técnica e educacional nas áreas de saúde e agricultura além do ensino de português e bolsas para cursos de graduação e pós-graduação. Entretanto, essa relação também é impulsionada através de projetos realizados por escritórios de entidades brasileiras instaladas em Caracas, como a Embrapa, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e a Caixa Econômica Federal. Há também uma parceria para a transferência de tecnologia social do programa brasileiro “Minha Casa, Minha Vida” para a formulação de um similar venezuelano chamado “Gran Misión Vivienda”.
A legalização de documentos entre os dois países segue as definições da Convenção da Apostila de Haia. Ela instaura a “legalização única” dos documentos emitidos nos países participantes. Ou seja, não é mais necessário o trâmite entre diversas instâncias. Basta solicitar, em um cartório cadastrado, a emissão de uma “Apostila de Haia” do documento para que ele seja aceito nos 111 países que fazem parte do acordo. Contudo, é preciso ficar atento para exigências adicionais de cada país. No caso da Venezuela, pode ser necessária a tradução dos documentos, que deve ser realizada após o pedido de Apostila.
Organizações Internacionais das quais a Venezuela participa
Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), Comunidade Andina (CAN), Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), Organização dos Estados Americanos (OEA), Organização das Nações Unidas (ONU), Organização de Turismo do Caribe (CTO), Organização Mundial do Comércio (OMC), Associação dos Estados do Caribe (AEC).
Curiosidades sobre a Venezuela
A bandeira da Venezuela é composta por três faixas horizontais de mesmo tamanho. A superior é amarela, simbolizando o ouro e as riquezas minerais do país. A faixa central é azul e representa as águas do mar que banham o litoral venezuelano. Já a listra inferior, vermelha, remete ao sangue venezuelano derramado nas lutas pela independência do país. Sete das oito estrelas brancas que formam um semicírculo no centro da bandeira simbolizam as províncias que formavam a república no ano de sua independência. A oitava estrela foi adicionada no governo de Hugo Chávez em homenagem a Simon Bolívar. A bandeira pode carregar, também, o brasão da Venezuela no canto superior esquerdo. Ele é dividido em três partes. Na superior esquerda está um feixe com 24 espigas que representam a união dos estados e as riquezas da nação. Ainda do lado esquerdo são apresentadas armas e dois pavilhões nacionais, que representam as lutas e as origens do povo venezuelano, entrelaçadas a uma coroa de louro, símbolo de vitória. A parte inferior apresenta um cavalo branco indomado, simbolizado a liberdade e a independência do país.
A Venezuela tem as maiores reservas de petróleo e gás natural do mundo, por isso, a gasolina é mais barata que água.
O país tem a maior cachoeira do mundo. Chamada de Salto del Angel, ou Salto do Anjo, sua queda tem 979 metros de altura. Ela foi a inspiração para o cenário da animação UP – Altas Aventuras. No filme, o local é chamado de “Paraíso das Cachoeiras”.
Em 2007, o então presidente Hugo Chávez atrasou o horário oficial do país em 30 minutos para que as crianças pudessem acordar para ir à escola com luz do sol. O horário foi revertido por Nicolás Maduro em 2016 para economizar energia.
O chamado Caribe Venezuelano é uma das principais atrações do país, com praias paradisíacas e quase desertas. Formado pela Isla Margarita e o arquipélago de Los Roques, que possui um total de 42 ilhas, é famoso por ser ensolarado o ano todo.