Conheça o Paraguai

Esta série compartilhará com você algumas informações sobre diversos países, inicialmente sobre os nossos vizinhos sul-americanos.

Informações básicas

Mapa:

mapa

Nome Oficial: República do Paraguai

Capital: Assunção

Extensão territorial: 406.750 km²

Demografia: Espanhol e Guarani

População total (estimada em 2016): 6.639.123 habitantes

Fronteiras: Argentina, Bolívia e Brasil

Idioma: Espanhol e Guarani

Localização: América do Sul

Moeda: Guarani

Regime político: República Presidencialista

Economia: total do PIB de US$ 27.714 milhões

 

exportados

importados

exportação

importação

 

Breve histórico

No século XVI, povoavam as terras nas cercanias da bacia do rio Paraguai os índios guaranis, os gaycurus e os payaguás. Os primeiros cultivavam produtos agrícolas e tinham uma organização social em torno de um chefe. Os dois últimos eram nômades caçadores e pescadores que viviam perturbando os guaranis com assaltos constantes às suas lavouras. Quando os espanhóis adentraram o Paraná em busca de metais preciosos, os guaranis os ajudaram contra as tribos rivais por vingança. Consequentemente, o nome Paraguai vem da palavra guarani “paragua”, que significa “coroa de palmas” e “y”, que quer dizer “rio, águas”. Portanto, o principal rio do país significa “rio das coroas de palmas”, que acabou designando toda a região e o próprio país.

A colonização espanhola na região começou ainda no século XVI, com a fundação do forte de Nossa Senhora da Assunção, em 1537, e a criação de um pequeno vilarejo na região. Dali, os espanhóis seguiriam para a exploração e para a busca da famosa montanha de prata que foi objeto de cobiça da Espanha e Portugal durante muito tempo. Pouco depois, estabeleceu-se uma importante rota de comércio entre Assunção e São Vicente no Brasil.

O país tornou-se independente em 15 de maio de 1811. Em seguida, alcançou extraordinário crescimento econômico, tornando-se autossuficiente, feito que lhe garantiu o status de potência regional no continente, justamente sob os governos de três ditadores consecutivos: José Gaspar Rodríguez Francia (governou de 1814 até sua morte, em 1840), Carlos Antonio López (de 1842 a 1862) e seu filho, Francisco Solano López (de 1862 a 1870).

O governo ditatorial do Paraguai foi fundamentalmente mudado pela constituição de 1992, que garantiu a divisão dos poderes. Hoje, o presidente e o vice-presidente são eleitos pelo voto popular para um mandato de cinco anos. Os maiores desafios do Paraguai desde então têm sido a crescente instabilidade política e econômica e os sérios problemas com a corrupção. Atualmente (2017), Horacio Cartes Jara ocupa a presidência.

 

Relações Paraguai-Brasil e suas implicações na legalização de documentos

As relações entre Brasil e Paraguai acentuaram-se com a construção da ponte da Amizade, sobre o Rio Paraná, inaugurada em 1965. Outro marco ainda mais significativo foi a construção da hidrelétrica Itaipu – a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia – inaugurada em 1984.

A aproximação bilateral entre os dois países fortalece o processo de integração regional com a América do Sul e contribui para atingirmos os objetivos de paz, cooperação e desenvolvimento econômico e social da região. Outro fato importante desta relação é que ambos são membros plenos e fundadores do MERCOSUL.

Os laços sociais que unem Brasil e Paraguai criam pontes de diálogo e trocas de experiência em diferentes áreas. A ampla comunidade brasileira que vive no país vizinho, estimada entre 120 e 150 mil pessoas, constitui a terceira maior comunidade de nacionais no exterior. A partir de 2009, estabeleceu-se o Programa de Regularização Migratória de Brasileiros no Paraguai, que já beneficiou mais de 15 mil brasileiros.

Brasil e Paraguai não possuem acordos bilaterais para facilitação de legalização de documentos, porém seguem o “Acordo Sobre Documentos de Viagem e de Retorno dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados” do MERCOSUL, que consiste em: “Reconhecer a validade dos documentos de identificação pessoal de cada Estado Parte e Associado do MERCOSUL (…) como Documento de Viagem hábil para o trânsito de nacionais e/ou residentes regulares dos Estados Partes e Associados do MERCOSUL em seus territórios.” No caso do Paraguai, os documentos de identificação pessoal aceitos são a cédula de identidade e o passaporte.

 

Organizações Internacionais das quais o Paraguai participa

Banco Mundial, Grupo do Rio Fundo Monetário Internacional, Mercosul, Organização dos Estados Americanos (OEA), Organização Mundial do Comércio (OMC) e Organização das Nações Unidas (ONU).

 


 

Curiosidades sobre o Paraguai

 

bandeira

A bandeira é composta por três listras horizontais com as cores inspiradas na bandeira da França. O vermelho simboliza igualdade; o branco, paz e união; e o azul simboliza verdade e liberdade. A bandeira do Paraguai é a única do mundo que tem emblemas diferentes dos dois lados. Na frente, a estrela de maio representa a independência do país e, no verso, encontra-se o Selo do Tesouro do Paraguai.

 

túnel

Túnel das árvores: chama a atenção pela elegância das árvores que formam um túnel verde sobre a Rota VI no distrito de Santa Rita, no Alto Paraná.

 

itaipu

A Usina de Itaipu, construída no rio Paraná, no trecho de fronteira entre Brasil e Paraguai, é a maior usina hidrelétrica do mundo. A altura da barragem principal é de 196 metros, o equivalente a um prédio de 65 andares.

 

chimarrao

O chimarrão consumido no sul do Brasil é o mesmo apreciado no Paraguai e recebe o nome de terere.

 

rio

Apesar de não ter litorais, o Paraguai possuí praias de água doce.

 

ferrovia

A primeira ferrovia sul-americana foi construída no Paraguai.

 

 

Texto: Vinicius Silva e Lana Nunes
Revisão: Mariana Naime
Fontes
Google Earth | Paraguai
IBGE | Países
INVEST & EXPORT BRASIL | Indicadores Econômicos
Itamaraty | Paraguai
Curiosidades sobre o Paraguai

ESTÁ BUSCANDO UMA EMPRESA DE TRADUÇÃO CONFIÁVEL?

Oferecemos serviços com alto padrão de qualidade, agilidade e confiabilidade para atender às suas necessidades de comunicação em um mundo cada vez mais globalizado.