Conheça o Uruguai
Esta série compartilhará com você algumas informações sobre diversos países, inicialmente sobre os nossos vizinhos sul-americanos.
Informações básicas
Mapa:
Nome Oficial: República Oriental do Uruguai
Capital: Montevidéu
Extensão territorial: 176.220 km²
Demografia: Densidade demográfica de 19,6 hab/km²
População total (Estimado em 2014): 3.332.972 habitantes
Fronteiras: Brasil e Argentina
Idioma: espanhol
Localização: América do Sul
Moeda: Peso Uruguaio
Regime político: República Unitária
Economia: Total do PIB de US$ 53.442 milhões
Breve Histórico
O nome Uruguai tem origem indígena e era usado pelos povos nativos para designar o rio que passava pela região. Não se sabe ao certo qual o significado da palavra, mas os mais prováveis são “rio dos caracóis” e “rio de águas profundas”.
A colonização do Uruguai foi marcada pela intensa disputa entre espanhóis e portugueses pelo território. Os espanhóis chegaram à região em 1516, mas estabeleceram a primeira colônia no país somente em 1624, na região de Soriano. Em 1680, os portugueses fundaram a colônia de Sacramento, porém, logo foram expulsos pelos hispânicos.
Em 1800, os uruguaios, dominados por um sentimento nacionalista, partiram para a luta armada para libertar seu território. Liderados pelo militar José Gervasio Artigas, dominaram a cidade de Montevidéu entre 1810 e 1814 e, três anos depois, Artigas foi derrotado.
Em 1821, o Uruguai foi invadido pelo Brasil e anexado ao território brasileiro, que recebeu o nome de Província Cisplatina. Os brasileiros foram expulsos em 1825 pelas tropas lideradas pelo uruguaio Juan Antonio Lavalleja, ajudado pelos argentinos. Na mesma ocasião, Lavalleja declarou a independência do país, que só foi reconhecida pelos países vizinhos em 1828 através do tratado de Montevidéu.
Relação Uruguai-Brasil e sua implicação na legalização de documentos
O Uruguai é um dos principais parceiros estratégicos do Brasil na América do Sul. A relação entre os dois países abrange diversos campos, como o político, econômico, tecnológico e social: a cooperação traz benefícios mútuos na economia e na indústria e o comércio entre os países é bastante significativo.
A integração física também é muito importante para essa finalidade. Por esse motivo, existe um projeto para construção da segunda ponte internacional sobre o rio Jaguarão, para facilitar o transporte de carga e passageiros entre as fronteiras.
Uma das áreas mais promissoras da parceria bilateral é a integração energética. Através de um investimento conjunto da Eletrobras e sua contraparte uruguaia, foi inaugurado em 2015 o Parque Éolico Artilleros, na colônia de Sacramento no Uruguai.
No campo político, a relação entre Brasil e Uruguai frequentemente gera iniciativas que servem de modelo para o processo de integração regional. Uma delas é a criação do Grupo de Alto Nível Brasil-Uruguai (GAN), com o intuito de criar projetos estratégicos relacionados à parceria bilateral. Uma das ações da GAN foi a assinatura do “Acordo sobre Residência Permanente com o Objetivo de Alcançar a Livre Circulação de Pessoas”, que simplifica os mecanismos de concessão de residência permanente dos cidadãos de um país no outro.
Esse acordo instaura que, para conseguir o visto de moradia, basta que o pedido seja solicitado junto aos órgãos responsáveis através da apresentação de passaporte, carteira de identidade/certidão de nacionalidade e declaração de ausência de antecedentes criminais. Não é necessária a legalização ou tradução desses documentos nem pedido prévio de moradia temporária. O processo não tem custos ou taxas.
Para outros procedimentos, porém, pode ser necessária a legalização dos documentos. Tanto o Brasil quanto o Uruguai seguem as definições da Convenção da Apostila de Haia. Ela instaura a “legalização única” dos documentos emitidos nos países participantes. Ou seja, não é mais necessário o trâmite entre diversas instâncias. Basta solicitar, em um cartório cadastrado, a emissão de uma “Apostila de Haia” do documento para que ele seja aceito nos 111 países que fazem parte do acordo. Porém, é preciso ficar atento para exigências adicionais de cada país e processo. No caso do Uruguai, pode ser necessária a tradução dos papéis, que deve ser realizada após o pedido de Apostila.
Organizações Internacionais das quais o Uruguai participa
Organização das Nações Unidas (ONU), Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização dos Estados Americanos (OEA), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Curiosidades sobre o Uruguai
A bandeira do Uruguai é composta por cinco faixas brancas intercaladas a quatro faixas azuis horizontais e de mesmo tamanho. As nove listras remetem aos departamentos que formavam o país. No canto superior esquerdo está localizado um sol dourado com um rosto e 16 raios ao seu redor: ele é o Sol de Maio, representação de Inti, o principal deus da religião inca. A disposição dos elementos de sua bandeira foi inspirada nos Estados Unidos e as cores – azul, branco e amarelo – remetem aos ideais franceses de Igualdade, Liberdade e Fraternidade.
A criação de gado é a principal atividade agropecuária do Uruguai. Estima-se que existam mais de 10 milhões de vacas no país – quase três vezes mais do que o número de pessoas.
O destino preferido dos brasileiros que visitam o país é Punta del Este. Localizada a 130 km de Montevidéu, a cidade recebe tantos brasileiros que é comum se falar português por lá e as lojas inclusive aceitam pagamento em reais. Um dos símbolos da cidade é o monumento conhecido como La Mano ou Los Dedos, uma escultura de mão que sai da areia, construída em 1982 pelo artista plástico chileno Mario Irrazábal.
O carnaval mais longo do mundo acontece no Uruguai e dura 40 dias. Porém, ele um pouco diferente do brasileiro. Apesar de também ser composto de desfiles e festas nas ruas, a tradição mais forte é a das murgas, grupos de teatro popular que se apresentam durante o período.
Desde 2008, o ensino da língua portuguesa é obrigatório nas escolas públicas uruguaias. Isso acontece por causa da proximidade com o Brasil e a influência portuguesa na época da colonização. Centenas de milhares de uruguaios do norte do país têm o português como língua materna e estima-se que 15% da população fale o idioma, conhecido como dialeto português uruguaio.
O Uruguai é um dos pioneiros na modernização das leis sobre assuntos sociais. O divórcio, por exemplo, foi regulamentado em 1907 por lá, 70 anos antes do Brasil. O país também foi o segundo das Américas a permitir o voto feminino.
Em 2007, foi o primeiro país da América latina a permitir o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Nos anos seguintes, possibilitou a adoção de crianças por casais do mesmo sexo e retirou a restrição a homossexuais nas Forças Armadas. Em 2012, tornou-se o segundo país da América do Sul a aprovar o matrimônio igualitário.
O Uruguai também é pioneiro na regulamentação do consumo da maconha que, desde a legalização em 2014, é vendida em farmácias para usuários registrados. Outras leis polêmicas também já foram aprovadas no país como, por exemplo, a legalização do aborto e da eutanásia.
Texto: Luiza Mascari
Revisão: Mariana Naime
Fontes
Google Earth | Uruguai
IBGE | Países
INVEST & EXPORT BRASIL | Indicadores Econômicos
Itamaraty | Uruguai
Curiosidades sobre o Uruguai
A Global Translations.BR é uma empresa de tradução com experiência comprovada de mais de 30 anos de atuação na área, formada por uma equipe especializada e estruturada para entender as suas necessidades. O nosso atendimento oferece o diferencial de saber que o nosso serviço reflete diretamente na imagem da sua empresa ou do seu cliente e nos empenhamos para que essa imagem seja sempre a melhor possível.
Tradução livre | Tradução juramentada | Interpretação simultânea | Interpretação consecutiva
Revisão gramatical | Revisão de conteúdo | Transcrição | Legendagem