Estudantes de Itapeva criam app de Libras e são classificados em competição nacional

Os alunos passam mais tempo na escola para desenvolver o projeto, que classificou a turma para a semifinal de uma das maiores competições de empreendedorismo escolar no Brasil.

A criação de um aplicativo gratuito que ensina Língua Brasileira de Sinais (Libras) classificou estudantes de Itapeva (SP) para a semifinal do Desafio Liga Jovem do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O projeto dos alunos da escola “Zulmira de Oliveira” nasceu da atividade complementar do ensino regular e possibilita multiplicar o conhecimento de Libras.

Victoria Benfira, envolvida no projeto, explica que o objetivo é ampliar o ensino da língua em outras instituições de ensino.

“Espalhar conhecimento sobre o assunto, usar o aplicativo em salas de aula e fazer com que a sociedade se importe mais com este conhecimento”, explica a jovem.

Além de abrir portas para o mercado de trabalho e atuar na inclusão de surdos e mudos na sociedade, os alunos explicam que o aprendizado de Libras também gera empatia e tolerância em relação ao próximo.

A iniciativa está classificada na semifinal em uma das maiores competições de empreendedorismo escolar do Brasil.

“A escola de tempo integral forma alunos protagonistas, e esse desafio do SEBRAE vem de encontro, se encaixa justamente nesse projeto”, comenta a diretora da escola, Cida Miranda.

As seis equipes vencedoras do desafio ganharão uma viagem para uma um evento de inovação em Madri, na Espanha.

Esta reportagem foi publicada originalmente no site G1, em 18 de março de 2023.

Créditos da imagem: Freepik.

ESTÁ BUSCANDO UMA EMPRESA DE TRADUÇÃO CONFIÁVEL?

Oferecemos serviços com alto padrão de qualidade, agilidade e confiabilidade para atender às suas necessidades de comunicação em um mundo cada vez mais globalizado.