Google anuncia serviço de tradução de jogos mais rápido e gratuito para desenvolvedores
O Google anunciou no dia 15 uma nova ferramenta para ampliar a popularidade dos jogos disponíveis na Play Store.
Trata-se de uma solução gratuita para desenvolvedores que analisa e detecta linhas de textos no código-fonte dos aplicativos e, utilizando o Google Tradutor e funções de IA, traduz as palavras para diferentes idiomas.
Embora haja vários jogos com suporte para múltiplos idiomas na loja oficial de aplicativos para Android, a maioria dos desenvolvedores independentes criam seus títulos em um único idioma por não conseguirem bancar os custosos serviços de tradução. É nesse cenário que o Google pretende implementar o recurso chamado de “Machine Translation” no Play Console.
O Machine Translation está disponível em um programa de acesso antecipado que irá eleger desenvolvedores para testar a ferramenta de maneira gradual, portanto, nem todos poderão experimentar o recurso de tradução automática no momento.
Segundo o Google, o recurso traduz linhas de textos em questão de minutos utilizando um modelo de inteligência artificial capaz de entender o contexto das frases, garantindo uma tradução completa e com a melhor fidelidade ao conteúdo possível.
Cabe ressaltar que a ferramenta não é capaz de traduzir a voz de personagens. O serviço deve funcionar somente com caixas de diálogo, legendas, botões e outros elementos que utilizam strings — isto é, uma cadeia de caracteres. O Google não revelou quais são os 8 idiomas que serão suportados inicialmente, mas cita japonês e chinês simplificado.
Atualmente, a big tech disponibiliza um serviço pago para tradução de jogos, mas que conta com profissionais fluentes em diferentes línguas, portanto, o resultado é mais confiável em comparação às traduções da ferramenta gratuita. O App Translation Service, como é chamado, pode custar em torno de US$ 50 (cerca de R$ 265) e leva em torno de cinco dias úteis.
O Machine Translation foi apresentado no Google for Games Developer Summit 2023, uma conferência para desenvolvedores de jogos da plataforma que trouxe várias novidades que beneficiarão ambos os lados — devs e jogadores
A big tech anunciou também que expandirá o Play Games para PC, permitindo jogar títulos do Android em um dispositivo com Windows. As primeiras produções compatíveis incluem Garena Free Fire, Ludo King e outros jogos que ficarão disponíveis para usuários em países da Europa e no Japão. A plataforma está disponível em versão beta no Brasil.
Esta reportagem foi publicada originalmente no site Tudo Celular, em 15 de março de 2023.
Créditos da imagem: Unsplash.