Não fala o idioma do marketing digital?
Confira a tradução e definição de 10 termos chaves que vão facilitar o seu dia a dia na empresa.
Qual empreendedor não gostaria de ver sua marca entre as primeiras na lista do Google? E se o gestor da empresa pudesse ter controle sobre os detalhes de visitação do seu site? Já imaginou quão conveniente é poder conversar mais uma vez com aquele cliente que já teve um primeiro contato com seu produto? Tudo isso é possível por meio de estratégias de marketing digital e nada é novidade. O problema é que essas ferramentas se escondem atrás de nomes técnicos, o que pode dificultar o entendimento e sua real função no negócio.
A questão é que, mesmo que o gestor não conheça muito de marketing digital, ele precisa saber quais ferramentas e estratégias existem, o que significam e como podem ajudar seu negócio a crescer. Mesmo que não seja ele o responsável direto por aplicar as ferramentas do marketing digital, conhecer o potencial delas é primordial para ajudar a construir uma estratégia de impacto que seja alinhada ao perfil de sua marca e até mesmo ter condições de cobrar a agência ou profissional responsável.
Para ajudá-lo nesse aprendizado Daniel Palis (CEO da Calina, agência especializada em pequenos e médios investimentos) traduziu 10 termos chaves do mercado de marketing digital. Confira:
Glossário de Marketing Digital
- Tags
São códigos incluídos no site dos clientes para o acompanhamento de resultados. Eles são responsáveis por capturar informações sobre a atividade e comportamento dos usuários, como tempo de navegação, produtos visualizados, adições de carrinho, compras e preenchimento de formulários. Com esses dados em mãos, é possível tomar decisões mais assertivas, que tendem a aumentar a conversão do site. Vale lembrar que a palavra conversão deve ser entendida como venda, captação de dados como e-mails, o usuário escrever uma avaliação, ou qualquer outra ação que esteja alinhada ao objetivo de negócio da empresa. Além disso, é importante notar que todas as informações registradas são anônimas, até que finalmente os usuários convertam. Isso garante a privacidade de todo o processo.
- Display
Utilizamos “Display” para nos referir tanto aos criativos gráficos (banners) como para a redes de displays, entre elas a do Google (GDN), onde esses banners são publicados. Vamos por partes. A definição gráfica de Display são os banners ou as peças que aparecem nos portais. Elas podem ser estáticas ou animadas e são exibidas por meio de redes.
As redes de display, por sua vez, são um conjunto de sites e posicionamentos onde os anúncios (ou banners) estão aptos a aparecerem. Lembra no passado, quando uma pessoa batia de porta em porta vendendo anúncios nos jornais? Naturalmente haviam especialistas, como por exemplo, um profissional ou empresa especializada no público feminino, que tinha contatos com vários jornais. Ele procurava o jornal mais adequado àquele perfil. Na internet, esse profissional ou empresa que vende esses espaços, na verdade, é um sistema e/ou conjunto de veículos, chamados de rede de displays.
- Remarketing
Remarketing ou retargeting é uma estratégia para impactar novamente algum usuário que já teve algum contato com a sua marca, seja vendo um vídeo, interagindo numa rede social, no seu site ou no aplicativo. A ideia central é que, se ele já teve algum contato e demonstrou interesse por um determinado produto ou serviço, possivelmente ele gostaria de realizar essa aquisição, mas não a fez por algum motivo. Portanto, vale a pena impactá-lo novamente, mas tentando oferecer a ele condições para que, dessa vez, a compra aconteça.
- Search
Similarmente ao display, search remete às campanhas da rede de pesquisa, a mais conhecida sendo o Google. Essas campanhas são ativadas pelas pesquisas feitas no buscador e, por isso, o nome search ou busca. A ideia é que quando as pessoas buscam um produto ou serviço por alguma palavra-chave, ela encontre seu negócio. É algo como procurar por hambúrguer e aparecer MC Donalds. Isso é de extrema importância, pois quando alguém ativamente busca um produto ou serviço, há grande chance de que esteja pronta para efetuar uma compra.
- SEO (Search Engine Optimization)
Técnica utilizada para otimizar os resultados orgânicos (não pagos) do seu site. O intuito é fazer o seu site ranquear melhor (mais acima) nos resultados de busca do Google. É a mesma ideia do search, mas aqui o ranqueamento é orgânico e, portanto, gratuito. Já a técnica do search envolve investimentos. Para diferenciar resultados pagos de resultados orgânicos: o primeiro possui a palavra “Anúncio” ao lado, enquanto o último não possui nenhuma identificação.
- Landing Page
No sentido mais literal, landing page é a página aonde a pessoa vai chegar ao clicar em um anúncio. Pode ser uma página de um site, de um blog ou um perfil de rede social. Landing page também é comumente usada como uma redução de landing page de conversão, que são páginas únicas feitas para um objetivo específico, normalmente o download de um material, o preenchimento de um formulário de contato ou a apresentação de um serviço específico.
- Google Analytics
Google Analytics é um serviço gratuito oferecido pelo Google para monitoramento de sites. Ao ativar o serviço e cadastrar um site, o usuário recebe um código para ser inserido na página cadastrada e, a cada exibição, estatísticas de visitação são enviadas ao sistema e apresentadas ao dono do site. Foi criado principalmente como um auxílio aos webmasters para otimizar seus sites para campanhas de marketing. O sistema foi modelado com o sistema de estatísticas Urchin, da Urchin Software Corporation, adquirida pela Google em abril de 2005.
- KPI (Key Performance Indicator)
São indicadores chaves de performance e as principais métricas que deverão ser analisadas. Aqui depende um pouco do objetivo do site. A ideia é vender mais? A ideia é que o visitante leia todo o conteúdo? Cada negócio tem um objetivo e por isso cada uma tem um ou mais KPIs.
- ROI (Return Over Investment)
É o retorno sobre investimentos. Por meio desse indicador, é possível quantificar o lucro ou o prejuízo da empresa com cada investimento realizado. Vale ressaltar que ele leva em conta todos os outros custos envolvidos, como matéria-prima, energia, equipe, entre outros. Aqui é preciso fazer uma pequena diferenciação entre ROI e ROAS. Normalmente acabamos chamando o ROAS de ROI, mas são definições diferentes. O ROAS (Return Over Advertising Spend ou Retorno Sobre o Investimento Publicitário) é uma simples razão da receita bruta gerada por anúncios pelo custo dos mesmos. O seu cálculo é simples e direto: receita / investimento x 100 (para entendermos a porcentagem). Os custos internos administrativos não são contemplados.
- CRO (Conversion Rate Optimization)
É uma técnica utilizada para aumentar as taxas de conversão de uma página, por exemplo. É majoritariamente baseada em testes A/B de vários elementos visando uma melhoria dessa taxa. Como já falamos no primeiro item (Tags), conversão pode ser entendida como venda direta, captação de dados como e-mails, entre outros.
Esta reportagem foi publicada originalmente no site E-Commerce News, em 11 de junho de 2019.
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