O que é o Dia de São Valentim?
Data faz homenagem a santo que realizou uniões clandestinamente
Conhecido pelas declarações amorosas, o Dia de São Valentim ou Valentine’s Day é comemorado todos os anos em 14 de fevereiro em diversos países, como Estados Unidos, Espanha, Portugal, França, entre outros. A data é equivalente ao Dia dos Namorados do Brasil, celebrado todo dia 12 de junho desde 1948.
Assim, o amor e a união de casais são celebrados em diferentes partes do mundo. Nesse dia, namorados aproveitam para fazer declarações, trocar presentes, organizar surpresas e sair para jantar. Alguns, até escolhem a data para fazer um pedido de casamento.
Conforme a Revista Galileu, o Dia de São Valentim faz homenagem a um bispo da Igreja Católica que foi assassinado por realizar casamentos de forma clandestina. Na época, o Imperador Cláudio II proibiu que soldados tivessem esposas.
Entenda a origem da data:
O bispo São Valentim foi condenado à morte pelo Imperador Cláudio II durante o século 3. Isso porque a realização de casamentos era proibida, já que o imperador acreditava que os soldados solteiros tinham um rendimento maior nas batalhas. No entanto, Valentim realizou as uniões apesar da regra.
Após ser descoberto, foi preso e assassinado. Durante o tempo na prisão, o bispo chegou a receber cartas de pessoas agradecidas por ele ter realizados os casamentos.
No ano de 496, Valentim foi tornado santo pelo Papa Gelásio. Assim, a data da morte dele foi escolhida pela Igreja Católica para ser o Dia de São Valentim e incentivar casais a se unirem.
Esta reportagem foi publicada originalmente no site Diário do Nordeste, em 14 de fevereiro de 2023.
Foto de Becca Tapert na Unsplash