carnaval

A origem dos principais carnavais do mundo e como são comemorados

As comemorações seguem ritmos bastante parecidos, independentemente do lugar. Conheça um pouco sobre algumas das principais festas ao redor do globo.


 

Quando pensamos em carnaval, imediatamente nos vem à mente as festas que ocorrem por todo o Brasil, como os grandes blocos de Salvador, os bloquinhos de rua em São Paulo e Rio de Janeiro, e também os desfiles das escolas de samba. Mas ao redor do mundo ele também é comemorado – e com grande estilo. Abaixo listamos algumas das principais festividades de carnaval que acontecem em todos os cantos do globo.

 

  • Carnaval de Veneza – Itália

Um dos mais antigos, o carnaval de Veneza se iniciou em 1094, criado por Vitale Falier, na Praça de São Marcos. Apesar disso, só foi oficializado pelo Senado em 1296. A festa tinha o objetivo de dar uns dias de alegria aos venezianos, com brincadeiras, jogos, dança e interação antes do período da quaresma, como todos os demais carnavais. Para garantir que todos se divertissem sem receio de julgamento, as fantasias se tornaram um pré-requisito. Hoje, a baùta (máscara triangular branca usada pelos homens) e a moretta (máscara oval de veludo preta, usada pelas mulheres) são consideradas típicas.

Atualmente, o carnaval de Veneza é um dos principais do mundo, ainda enchendo a Praça de São Marcos, onde tudo começou. Algumas das principais atrações são o Voo do Anjo, a Premiação da Maria e o Concurso da Máscara Mais Bonita. Por conta da pandemia da Covid-19, algumas atrações podem não ocorrer neste ano de 2022 – em 2021 o evento foi transmitido pela internet. Portanto, se estiver planejando comemorar por lá, lembre-se de se planejar bem para não perder nada.

 

  • Mardi Gras – Estados Unidos

Baseado nas festas pagãs que ocorriam em Roma, o Mardi Gras foi introduzido nos Estados Unidos pelo explorador franco-canadense Pierre Le Moyne em 1699, por meio de um baile de gala em seu acampamento próximo à Nova Orleans. Em 1837, o festival foi transferido oficialmente para a cidade. Vinte anos mais tarde, foi fundada a sociedade Mistick Krewe of Comus, que realizava desfiles de carros alegóricos e bailes de gala temáticos, o que ajudou a fomentar ainda mais as festividades. Até hoje o Mardi Gras é um período de folia muito aguardado por várias regiões dos EUA, principalmente Louisiana – o período de festas é sempre iniciado 47 dias antes da Páscoa.

 

  • Carnaval de Nice – França

Andriot Saetone, em 1873, foi o encarregado, com o aval do município, de criar o carnaval da região. Durante as festividades, carros alegóricos e fantasias desfilavam pelas ruas. A cada ano as festas ocorrem de acordo com um tema diferente – e o de 2022 é “Rei dos Animais”. Os desfiles contam com 18 carros alegóricos, que acontecem durante o dia e a noite, e também com a famosa Batalha das Flores, um costume que começou como uma simples troca de flores entre os foliões e, agora, se transformou em uma verdadeira chuva, onde carros e pessoas ficam cobertos de milhares delas. As festas em Nice, esse ano, vão de 11 até 27 de fevereiro.

 

  • Carnaval de Barranquilla – Colômbia

As festividades que marcam o carnaval de Barranquilla, na Colômbia, surgiram primeiramente em Cartagena das Índias, migrando para Barranquilla na primeira metade do século XIX. Como o local não passou por um período de colonização, igual a diversos lugares ao redor, as festas não foram introduzidas com apelo cristão, mas como um período de diversão pura entre os habitantes. As festividades são repletas de danças populares – como a danza del congo e a danza dos goleros – e também fantasias populares, como o monocucos, trazida da Europa, com a finalidade de manter oculta a identidade do folião, e também a marimondas, usada como uma sátira aos nobres. Esse ano, as comemorações acontecerão de 26 a 29 de março.

 

  • Carnaval de Santa Cruz de Tenerife – Espanha

O principal carnaval da Espanha data do final do século XV, trazido ao país por marinheiros e mercadores. Banido duas vezes, uma por conta da Guerra Civil Espanhola e outra pela ditadura, as festas se instalaram de vez a partir de 1975. Durante os dias de folia acontece um concurso de beleza, onde se elege a rainha do carnaval de Santa Cruz de Tenerife e alguns desfiles, sendo o mais famoso o de cabalgata, que conta com a rainha do carnaval e suas damas. Depois, seguindo o estilo dos bloquinhos de rua que temos por aqui, as comemorações seguem para as ruas onde os foliões brincam, cantam, se fantasiam, bebem e se divertem. Esse ano, as festas ocorrerão de 4 a 26 de junho.

 

Embora tenham suas particularidades, as comemorações de carnaval ao redor do mundo são bem parecidas, com a presença de muita dança típica, fantasias, brincadeiras, desfiles e concursos. A ideia é que todos possam se divertir antes do período de quaresma.

 

Texto: Natasha Borges 

Edição: Caroline Randmer

ESTÁ BUSCANDO UMA EMPRESA DE TRADUÇÃO CONFIÁVEL?

Oferecemos serviços com alto padrão de qualidade, agilidade e confiabilidade para atender às suas necessidades de comunicação em um mundo cada vez mais globalizado.