Conheça a Colômbia
Esta série compartilhará com você algumas informações sobre diversos países, inicialmente sobre os nossos vizinhos sul-americanos.
Informações Básicas
Mapa:
Nome Oficial: República da Colômbia
Capital: Bogotá
Extensão territorial: 1.141.750 km²
Demografia: Densidade demográfica de 43,5 hab/km²
População total (Censo 2010): 48.228.704 habitantes
Fronteiras: Equador, Peru, Brasil, Venezuela e Panamá
Idioma: Espanhol
Localização: América do Sul
Moeda: Peso colombiano
Regime político: República Unitária
Economia: Total do PIB: US$ 377.740 milhões
Breve histórico
O nome do país é uma homenagem a Cristóvão Colombo, que descobriu o continente americano. A Colômbia começou a ser colonizada em 1509 e, dez anos depois, foi fundada a cidade de Panamá na região do istmo, a qual é um importante centro, atualmente. Já a cidade de Bogotá, hoje capital do país, foi fundada em 1538.
A Colômbia fazia parte do Vice-Reino da Nova Granada – juntamente com Panamá, Venezuela e Equador – até julho de 1810, quando o país conquistou sua independência, posteriormente consolidada em 1819 por seu primeiro presidente, Simon Bolívar.
Atualmente, a Colômbia é o segundo país mais populoso da América do Sul e sua economia é a terceira maior do continente. Por outro lado, uma questão bastante marcante e problemática no país é o narcotráfico, visto que a Colômbia é, hoje, a maior produtora mundial de cocaína.
Relação Colômbia-Brasil e sua implicação na legalização de documentos
Em 1972, foi assinado o Acordo Básico de Cooperação Técnica entre Brasil e Colômbia e, desde a última década, as relações entre os dois países vêm se fortalecendo cada vez mais. Atualmente, cerca de 50 empresas brasileiras atuam em setores estratégicos na Colômbia. Além disso, o comércio bilateral entre os países teve um crescimento de 165% entre os anos 2005 e 2014. Dentre as exportações do Brasil para a Colômbia, mais de 92% são de produtos manufaturados.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, os dois países estão negociando iniciativas a fim de otimizar o aproveitamento de todo o potencial do intercâmbio bilateral de bens, serviços e investimentos. Uma delas se deu em 2007, com a promulgação do Acordo firmado entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República da Colômbia sobre Facilitação para o Ingresso e Trânsito de seus Nacionais em seus Territórios.
Há mais de meio século, a Colômbia vem enfrentando um conflito entre seu governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP), o que tem resultado em graves danos ao país. Com o objetivo de apoiar e promover a paz, foi estabelecido o Grupo de Amigos do Brasil para a Paz na Colômbia em março de 2016.
Brasil e Colômbia não possuem acordos bilaterais para facilitação de legalização de documentos, porém seguem o “Acordo Sobre Documentos de Viagem e de Retorno dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados” do MERCOSUL, que consiste em: “Reconhecer a validade dos documentos de identificação pessoal de cada Estado Parte e Associado do MERCOSUL (…) como Documento de Viagem hábil para o trânsito de nacionais e/ou residentes regulares dos Estados Partes e Associados do MERCOSUL em seus territórios.” No caso da Colômbia, os documentos de identificação pessoal considerados pelo acordo são Cédula de Cidadania, Carteira de Identidade, Cédula de Estrangeiro ou Passaporte.
Organizações Internacionais das quais a Colômbia participa
Aliança do Pacífico, Banco Mundial, Comunidade Andinaundial, Fundo Monetário Internacional (FMI), Grupo do Rio, Mercosul (membro associado), OEA, OMC e ONU.
Curiosidades sobre a Colômbia
A bandeira da Colômbia é formada por três listras horizontais e cada cor possui um significado. O amarelo representa o ouro e as riquezas minerais e naturais do solo; o azul, a água dos mares que banham a costa colombiana; e o vermelho simboliza o sangue derramado pelos colombianos na luta pela independência do país.
A Colômbia é o segundo maior produtor mundial de café. O café colombiano é conhecido em todo o planeta por sua excelente qualidade.
O país é o primeiro produtor latino-americano de carvão e o maior produtor mundial de esmeraldas. Mais de 95% da produção global de esmeraldas sai da Colômbia.
Com exceção do Natal e do Ano Novo, todos os feriados colombianos são remanejados para segunda ou sexta-feira. Ou seja, lá não existe feriado no meio da semana.
A capital colombiana Bogotá é famosa por sua variedade de opções culturais, inclusive de museus. Na cidade, está localizado o Museu do Ouro, um dos maiores e mais ricos do mundo. Nele é possível encontrar diversos objetos pré-colombianos feitos desse material.