Conheça o Peru
Esta série compartilhará com você algumas informações sobre diversos países, inicialmente sobre os nossos vizinhos sul-americanos.
Informações básicas
Mapa:
Nome Oficial: República do Peru
Capital: Lima
Extensão territorial: 1.285.220 km²
Demografia: Densidade demográfica de 24,5 hab/km²
População total (Estimado em 2014): 30.073.352 habitantes
Fronteiras: Equador, Colômbia, Brasil, Bolívia e Chile
Idioma: Espanhol, Quínchua e Aimará
Localização: América do Sul
Moeda: Novo Sol
Regime político: República Unitária
Economia: Total do PIB de US$ 190.428 milhões
Breve Histórico
A origem do nome Peru não é conhecida ao certo. Uma das teorias atribui a denominação a um dos rios que correm no país, chamado pelos povos nativos de Perú, que significava “água” ou “rio” no dialeto local. Outros acreditam que o nome tenha surgido de uma confusão entre nativos e espanhóis, que quando perguntaram o nome do lugar receberam como resposta “não entendo” ou “biru” no idioma local.
O país é o berço do Império Inca, uma das civilizações pré-colombianas mais avançadas e organizadas da América que ocupou uma grande porção da região oeste do continente. Depois da chegada dos espanhóis em 1531, a grande quantidade de ouro e prata encontrada no país fez com que o Peru se tornasse a principal fonte de riqueza espanhola da América do Sul. Ao mesmo tempo, a população inca reduziu drasticamente – a principal causa foi a matança promovida pelos colonizadores além da fome e das doenças.
Durante todo o período de colônia, aconteceram revoltas nativistas contra os invasores do país, mas apenas em 1821 o Peru alcançou sua independência, por intermédio do general José de Dan Martín e Matorras. Em 1822, foi proclamada a República e, em 1824, os militares Símon Bolívar e Antônio Martin Sucre finalmente expulsaram os antigos colonizadores do país.
Relação Peru-Brasil e sua implicação na legalização de documentos
Em 2003, Brasil e Peru formaram uma Aliança Estratégica que fortaleceu a relação entre os dois países. Essa aliança tem como objetivo a integração em infraestrutura, a cooperação nas questões sociais e em relação à segurança, e a integração fronteiriça e econômico-comercial.
Em questão de infraestrutura, depois da inauguração da rodovia Interoceânica, em 2011, que liga o Acre ao Pacífico, os países, juntamente com a China, passaram a estudar o desenvolvimento de um projeto estratégico de ferrovia Bioceânica, para a integração das economias.
A cooperação também é bastante estreita nas áreas sociais. Em 2012, o Brasil participou ativamente da implantação do modelo de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no Peru e tem auxiliado na produção de medicamentos e na implantação de um sistema similar ao da “Farmácia Popular” no país andino. Além disso, o Peru é uma das três nações que mais envia estudantes para os programas de graduação e pós-graduação no Brasil.
Outro quesito importante é a integração de fronteiras. Através de um acordo, os dois países estabeleceram uma Zona de Integração Fronteiriça que visa a elaboração de projetos para facilitar o trânsito na fronteira, o intercâmbio comercial, o desenvolvimento do transporte rodoviário e de serviços sociais básicos, a integração física e energética, a cooperação em assuntos ambientais, entre outros.
Brasil e Peru não possuem acordos bilaterais para facilitação de legalização de documentos, porém os países seguem o “Acordo Sobre Documentos de Viagem e de Retorno dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados” do MERCOSUL, que consiste em: “Reconhecer a validade dos documentos de identificação pessoal de cada Estado Parte e Associado do MERCOSUL (…) como Documento de Viagem hábil para o trânsito de nacionais e/ou residentes regulares dos Estados Partes e Associados do MERCOSUL em seus territórios.” No caso do Peru, os documentos de identificação pessoal considerados válidos pelo acordo são Cédula de Identidade ou Passaporte.
A legalização de documentos entre os dois países segue as definições da Convenção da Apostila de Haia. Ela instaura a “legalização única” dos documentos emitidos nos países participantes. Ou seja, não é mais necessário o trâmite entre diversas instâncias. Basta solicitar, em um cartório cadastrado, a emissão de uma “Apostila de Haia” do documento para que ele seja aceito nos 111 países que fazem parte do acordo. Entretanto, é preciso ficar atento para exigências adicionais de cada país e processo. No caso do Peru, pode ser necessária a tradução dos papéis, que deve ser realizada após o pedido de Apostila.
Organizações Internacionais das quais o Peru participa
Organização do Tratado De Cooperação Amazônica (OTCA), União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização dos Estados Americanos (OEA), Comunidade Andina (CAN), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC).
Curiosidades sobre o Peru
É comum vermos duas versões diferentes da bandeira do Peru. Isso acontece porque a bandeira estatal (utilizada em cerimônias oficiais) carrega o escudo do país no centro, ao contrário da nacional (mais usada em circunstâncias corriqueiras) que apresenta apenas as três faixas verticais de mesmo tamanho.
As faixas laterais são vermelhas e representam o sangue dos soldados que lutaram pela independência do país. Já a faixa central branca simboliza a paz, a pureza de sentimentos e a justiça.
O brasão da bandeira estatal remete aos ideais e tradições do povo peruano. É dividido em três campos que simbolizam os reinos naturais. No primeiro aparece uma vicunha, um dos camelos andinos, que representa os animais da região. O segundo remete à flora local com uma árvore cinchona, típica da América do Sul. E o terceiro apresenta uma cornucópia derramando moedas de ouro que reflete as riquezas minerais do Peru.
A gastronomia é uma das maiores expressões culturais peruanas. Há programas sociais que tiram as crianças das ruas para formar cozinheiros. A culinária do país é considerada uma das melhores do mundo – um dos pratos mais tradicionais é o ceviche, feito com peixe cru marinado em suco cítrico.
O milho é um alimento muito utilizado na culinária peruana. Não é para menos já que o país conta com 35 tipos diferentes do alimento. Mas o mais impressionante é a variedade de batatas presente na região: são mais de 3.000 espécies diferentes do tubérculo.
Na capital, Lima, está concentrado quase um terço da população do país. Outras cidades grandes peruanas são Arequipa, Trujillo e Cuzco. Essa última, fundada pelos incas no século 9 d.C., está localizada a 3.400 metros de altitude e carrega o nome que, em quíchua, significa umbigo.
Em Cuzco está localizada a atração turística mais visitada do Peru, Machu Picchu. Porém, as ruínas da cidade Inca só ficaram amplamente conhecidas em 1911, quando o professor norte-americano Hiram Bingham visitou o local. Impressionado com o lugar, ele organizou expedições que exploraram detalhadamente o local e o apresentaram para o mundo, em 1913, através de uma edição especial da revista National Geographic.
Um dos mistérios do país são as linhas de Nazca, localizadas na província de mesmo nome. Essas linhas, quando observadas no solo, aparentemente não têm nenhum significado, mas, se vistas do alto, formam figuras como a de uma aranha, um macaco e um beija-flor. Muitas pessoas creditam esses desenhos a extraterrestres ou suspeitam que essas formas eram um meio de comunicação entre os humanos e os alienígenas.
Uma das imagens associadas ao Peru é a da lhama, uma espécie de camelo andino peludo e carismático. Mas o animal também é bastante mal-humorado. Quando irritado, costuma chutar, peitar e dar pescoçadas além de, é claro, cuspir.
Conteúdo elaborado por: Luiza Mascari
E revisado por: Mariana Naime
Fontes:
Google Earth | Peru
IBGE | Países
INVEST & EXPORT BRASIL | Indicadores Econômicos
Itamaraty | Peru
Curiosidades sobre o Peru
A Global Translations.BR é uma empresa de tradução com experiência comprovada de mais de 30 anos de atuação na área, formada por uma equipe especializada e estruturada para entender as suas necessidades. O nosso atendimento oferece o diferencial de saber que o nosso serviço reflete diretamente na imagem da sua empresa ou do seu cliente e nos empenhamos para que essa imagem seja sempre a melhor possível.
Tradução livre | Tradução juramentada | Interpretação simultânea | Interpretação consecutiva
Revisão gramatical | Revisão de conteúdo | Transcrição | Legendagem