Conheça o Suriname

Esta série compartilhará com você algumas informações sobre diversos países, inicialmente sobre os nossos vizinhos sul-americanos.

Informações básicas

Mapa:

Mapa Suriname

Nome oficial: República do Suriname

Capital: Paramaribo

Extensão territorial: 163.820 km2

Demografia: densidade demográfica de 3,5 hab/km2

População total (estimada em 2016): 542.975 habitantes

Fronteiras: Guiana, Guiana Francesa e Brasil

Idioma: Holandês

Localização: norte da América do Sul

Moeda: Dólar do Suriname

Regime político: República Presidencialista

Economia: total do PIB de US$ 4.879 milhões

 

Exportação

Importação

Exportação Suriname

Importação Suriname

Breve Histórico

Os primeiros a desembarcar no país foram os espanhóis, no século XVI, entretanto, a colonização do território somente foi feita pelos ingleses, em meados do século XVII. O objetivo era plantar cana-de-açúcar utilizando escravos como mão-de-obra, porém, em 1667, a Inglaterra negociou com a Holanda e trocou a região do Suriname, conhecida na época como Guiana Holandesa, pela Nova Amsterdã, hoje a famosa Nova York (EUA).

Em 1815, após o Congresso de Viena, a Holanda efetivou a região como país e, em 1975, o Suriname conquistou sua independência, recebendo o nome que tem hoje, que foi inspirado nos índios Surinen, nativos da região.

Logo após isso, em 1980, o Suriname passou a ser governado por um regime militar. Neste período, o país chegou a se declarar socialista e, somente em 1990, as eleições voltaram a ocorrer.

 

Relação Suriname-Brasil e sua implicação na legalização de documentos

A relação entre os países começou quando o Suriname declarou independência na década de 1970. Desde então, os dois partilham de uma união sólida – o Suriname considera o Brasil um de seus parceiros prioritários.

Em 2004, foi assinado o “Acordo de Alcance Parcial”, que estabeleceu a preferência tarifária para o comércio de arroz entre os territórios. Atualmente, os países participam de projetos e iniciativas nas áreas de saúde, agricultura, preparação contra ao crime organizado, defesa e formação pessoal.

Hoje, cerca de 35 mil brasileiros moram no Suriname (totalizando 8% da população). Como muitos deles trabalham com a exploração mineral, houve a necessidade de formar um grupo trabalhista para tratar de assuntos migratórios e consulares. As discussões reverteram-se em um projeto de legalização de garimpeiros brasileiros no Suriname.

Os brasileiros não precisam de visto para entrar no país, apenas de passaporte brasileiro com validade mínima de seis meses e certificado internacional de vacinação contra febre amarela. Para quem deseja morar no país, é necessário fazer o pedido de naturalização eletronicamente – a resposta pode demorar em torno de 60 dias para sair.

A legalização de documentos entre os dois países segue as definições da Convenção da Apostila de Haia, que instaura a “legalização única” dos documentos emitidos nos países participantes. Ou seja, com essa medida, não é mais necessário o trâmite entre diversas instâncias. Basta solicitar, em um cartório cadastrado, a emissão de uma “Apostila de Haia” do documento para que ele seja aceito nos 111 países que fazem parte do acordo. Entretanto, é preciso ficar atento para exigências adicionais de cada país e processo. No caso do Suriname, poderá ser necessária a tradução dos papéis, que deve ser realizada após o pedido de Apostila.

 

Organizações Internacionais das quais o Suriname participa

Banco Mundial, Caricom (Comunidade do Caribe), União de Nações Sul-americanas (UNASUL), Fundo Monetário Internacional (FMI), Organização dos Estados Americanos (OEA), Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), Organização Mundial do Comércio (OMC), Organização das Nações Unidas (ONU).

 


 

Curiosidades sobre o Suriname

 

Bandeira

Na bandeira do Suriname, a estrela representa a unidade de todos os grupos étnicos; a faixa vermelha significa progresso e amor; o verde, a esperança e a fertilidade; e as faixas brancas, paz e justiça.

 

 

Futebol Suriname

Um dos esportes favoritos dos surinameses é o futebol. Craques da seleção holandesa de futebol, como Seedorf, Davids e Kluivert nasceram no Suriname.

 

Cinema VazioCinemas são quase inexistentes por lá, uma vez que os filmes são exibidos diretamente na TV aberta. Além de filmes e novelas provenientes da Índia, os surinameses gostam de séries norte-americanas.

 

Roti

O roti é um dos pratos mais populares do país, que consiste de uma panqueca de origem indiana feita com carne e legumes.

 

Duração do dia

No Suriname, a duração do dia e da noite, assim como a temperatura, praticamente não oscilam ao longo do ano.

 

 

Texto: Lana Nunes
Revisão: Mariana Naime
Fontes
Google Earth | Suriname
IBGE | Países
INVEST & EXPORT BRASIL | Indicadores Econômicos
Itamaraty | Suriname
Curiosidades sobre o Suriname

ESTÁ BUSCANDO UMA EMPRESA DE TRADUÇÃO CONFIÁVEL?

Oferecemos serviços com alto padrão de qualidade, agilidade e confiabilidade para atender às suas necessidades de comunicação em um mundo cada vez mais globalizado.