signos

Os signos do zodíaco: as constelações que os regem e suas mitologias

Conheça mais detalhes sobre o seu signo além de seus nomes outros idiomas.


 

O hábito de olhar para o céu e buscar explicações para acontecimentos mundanos é inato ao homem. Somos seres observadores, contemplativos, buscamos constantemente o porquê das coisas e, assim, acomodamos um pouco nossos pensamentos frenéticos quando conseguimos fazer assimilações. Somos complexos – e a complexidade exige análise. Foi assim que aprendemos a identificar padrões comportamentais, e, desse modo, agrupá-los em signos.

São as constelações que se encontram na Eclíptica (faixa por onde o Sol passa em relação à Terra iluminando doze das oitenta e oito constelações conhecidas) que formam os signos. Esses são meios de catalogar e explicar um conjunto de características atrelados a um grupo de pessoas nascidas em determinadas datas – prática que teve origem há pelo menos 2.700 anos. A fim de facilitar sua compreensão, podemos dividi-los em quatro elementos: terra, fogo, ar e água.

 

Signos de terra

Práticos, os signos desse elemento são bastante enraizados, sempre buscando sentir e transmitir segurança. Fazem parte touro, virgem e capricórnio.

Vamos esmiuçar um pouco a história desses signos e suas características abaixo:

 

  • Touro ♉︎

A constelação de touro é a 17ª maior constelação catalogada e pode ser observada no céu durante a primavera no hemisfério sul (outono no hemisfério norte). Sua estrela mais brilhante se chama Aldebaran, ou Alpha Tauri, e vem do árabe الدبران (al Dabarān), que significa “aquela que segue”. Pela posição que ocupa na constelação, é vista como o olho do touro. Os chifres são compostos pelas estrelas Beta e Zeta Tauri, e a face pelo aglomerado de Híades. Os humanos a perceberam há muito tempo, existindo pinturas de seu formato nas cavernas de Lascaux, na França, há cerca de 15 mil anos.

Entre seus mitos antigos, se destaca o da mitologia grega: Minos pede a Poseidon que lhe conceda mais poder e, em troca, lhe daria o seu melhor touro. Poseidon aceita, porém Minos não cumpre sua promessa e, então, como vingança, Poseidon e sua esposa Afrodite fazem com que a mulher de Minos se apaixone por um dos touros de seu rebanho. Dessa relação nasce Minotauro. Nascido monstro e mantido preso em uma jaula, Minotauro se alimentava de atenienses que lhe eram levados. Depois de morto por Teseu, príncipe de Atenas, sua cabeça é enviada aos céus para virar uma constelação.

Quanto às características dos taurinos, aqueles que nascem entre 21 de abril e 20 de maio costumam ser percebidos como pessoas persistentes, calmas e um tanto materialistas. Seu signo é representado pela cabeça do touro.

 

  • Virgem ♍︎

A segunda maior constelação pode ser vista durante o outono no hemisfério sul (primavera no hemisfério norte). Lembra uma caixa assimétrica, com linhas saindo de suas pontas, e sua estrela mais brilhante se chama Spica, que vem do latim spīca virginis, que significa “espiga de trigo da virgem”.

Na mitologia, a constelação possui duas histórias. Na romana, Ceres, deusa da colheita, tem sua filha raptada por Plutão, então ela amaldiçoa a terra para que nenhuma plantação cresça. Plutão, então, permite que Proserpina, a filha raptada, visite a mãe em determinadas épocas do ano. Agradecida, Ceres faz com que nesses períodos de visita a terra volte a ser fértil e a colheita seja possível. Já na mitologia grega, Astreia, filha virgem de Zeus, busca disseminar paz e honestidade no coração dos homens, mas, sem sucesso, desiste de sua missão e ascende aos céus para ficar afastada do mal da humanidade, dando origem à sua constelação.

Os virginianos, nascidos entre 23 de agosto e 22 de setembro, são geralmente percebidos como pessoas perfeccionistas, sinceras e críticas. O signo é representado por uma mão segurando uma espiga de trigo.

 

  • Capricórnio ♑︎

A constelação de capricórnio é a 40ª maior. Tem o formato de um triângulo achatado, que era interpretado pelos babilônicos como um peixe-cabra, e, apesar de ser difícil de ver a olho nu, é encontrada durante o inverno no hemisfério sul (verão ao norte). Algedi, ou Alpha Capricorni, é sua estrela mais brilhante, e seu nome vem do árabe الجدي (al-jady), que significa “cabrito”.

Na mitologia grega, a história possui duas versões. A primeira versão diz que a mãe de Zeus o leva após seu nascimento para uma ilha, evitando assim que ele fosse devorado, como seus irmãos, por Cronos. Nessa ilha, Zeus acaba partindo um dos chifres da cabra que o alimentava, Amalteia. Por remorso, o deus grego transforma o animal em uma constelação. Já na segunda versão, Tifão, um titã, busca destruir os deuses do Olimpo. Para não serem encontrados, os deuses transformam-se em animais, tendo Capricornus se transformado em uma cabra com rabo de peixe, para confundir ainda mais o titã. Impressionado, Zeus o transforma em uma constelação.

Nascidos entre 22 de dezembro e 20 de janeiro, os capricornianos são considerados tradicionalistas, coerentes e muito responsáveis. Seu signo é representado por um chifre de bode com cauda de peixe.

 

Signos de fogo

As pessoas do elemento de fogo são muito determinadas, proativas e passionais. Seu jeito objetivo muitas vezes chega a ser confundido com agressividade. Fazem parte áries, leão e sagitário.

Abaixo detalhamos um pouco a história de cada um:

 

  • Áries ♈︎

A constelação de áries é a 39ª em tamanho e pode ser vista durante o mês de dezembro tanto no hemisfério sul, quanto no hemisfério norte. Sua estrela mais brilhante se chama Hamal, ou Alpha Arietis, nome que vem do árabe راس حمل (rās al-ħamal) e significa “cabeça de carneiro”. Durante o ano é possível observar chuvas de meteoros provenientes dessa constelação, sendo elas delta arietids, outono arietídeos, epsilon arietids e arietídeos diurnos.

Na mitologia grega, a história da constelação é bastante heroica. Hele e Frixo seriam sacrificados pelo pai Atamante, mas são salvos por um carneiro de pelos de ouro e acolhidos por um rei. Como pagamento e gratidão, sacrificam o animal e presenteiam o rei com sua pele dourada. Em outro momento, Jasão busca retomar seu trono, usurpado pelo tio Pélias, e, desafiado pelo tio, precisa conseguir a pele de ouro do animal para destroná-lo. Após uma longa batalha, Jasão consegue a pele do animal e Zeus, admirado com todo seu esforço, transforma o carneiro em uma constelação.

Os arianos são um dos mais intensos entre todos os signos. Nascidos entre 21 de março e 20 de abril, suas atitudes são marcadas pela determinação, espontaneidade e certa impaciência. O signo é representado pelos chifres do carneiro.

 

  • Leão ♌︎

A constelação de leão é a 12ª maior e sua localização se concentra na zona equatorial da Terra. A estrela mais brilhante de leão se chama Regulus, que vem do latim Rēgulus, e significa “príncipe” ou “pequeno rei”. Não à toa o animal é tido como o superior de todos os outros na floresta.

Na mitologia grega, Hércules é incumbido com a tarefa de matar o leão de Nemeia, animal que assolava a região e que, por ter uma pele tão dura, não podia ser ferido por nenhuma arma. Ao encontrá-lo, Hércules se vê refletido no olhar do leão, e, após matá-lo usando a razão, percebe que o reflexo se esvai, concluindo que o leão representava seu orgulho. Pela coragem do leão e sua disposição na batalha, o animal é ascendido aos céus para virar uma constelação.

Os nascidos entre 23 de julho e 22 de agosto são considerados animados, corajosos e muito determinados. Seu símbolo é a juba do leão.

 

  • Sagitário ♐︎

15ª maior dentre as constelações, sagitário pode ser vista durante o outono e primavera no hemisfério sul e durante o verão ao norte. Sua estrela mais brilhante é a Kaus Australis, ou Epsilon Sagittarii, nome que vem do árabe قوس (qaws e significa “arco”. A estrela Nunki, ou Sigma Sagittarii, a segunda mais brilhante de sagitário, foi usada como ponto de referência pela espaçonave Voyager 2 durante sua missão pelo sistema solar.

Na mitologia grega, Quíron, um centauro, é ferido sem querer por uma flecha envenenada disparada pelo seu amigo Hércules. Como é imortal, a dor do veneno perdura por muito tempo e se torna insuportável, fazendo com que ele implore a Zeus que o deixe morrer. Zeus se compadece do pedido de Quíron e lhe concede o pedido, transformando-o na constelação de sagitário.

Nascidos entre 22 de novembro e 21 de dezembro, os sagitarianos são autoconfiantes, simpáticos e um pouco impacientes. O signo é representado pela flecha.

 

Signos de ar

Idealistas e intelectuais, é muito comum encontrar as pessoas de elemento ar imersos em pensamentos, fazendo profundas reflexões e perdidos no tempo. Fazem parte gêmeos, libra e aquário.

Vamos ver um pouco sobre cada um abaixo:

 

  • Gêmeos ♊︎

A constelação de gêmeos é a 30ª maior das constelações, podendo ser avistada no céu durante o verão no hemisfério sul e inverno no hemisfério norte. Sua localização é relativamente simples, bastando traçar uma linha reta entre as Três Marias e Betelgeuse. Suas estrelas mais brilhantes são Castor e Pollux, ambas com nomenclaturas vindas do árabe, sendo a primeira Al-Ras al-Taum al-Muqadim, que significa “a cabeça do primeiro gêmeo”, e a segunda Muekher al Dzira, que significa “o fim da pata”, nomes que dão origem ao conto dos dois irmãos, que veremos abaixo. Pollux é a 17ª estrela mais brilhante de todo o céu.

Na mitologia grega, Castor e Pollux são filhos de Zeus, sendo o primeiro mortal e o segundo imortal. Ambos se apaixonam por duas moças que já são comprometidas e então resolvem raptá-las. Os noivos das moças desafiam os irmãos para uma batalha, e Castor, o irmão mortal, acaba ferido e morto. Pollux não suporta viver sem o irmão e pede ao pai autorização para compartilhar de sua imortalidade com Castor. Zeus atende o pedido, porém, para que isso ocorra, a imortalidade é alternada entre ambos a cada dia, tornando seu encontro possível apenas durante a troca. Como ainda viviam separados e isso os atormentava, Zeus decide então transformá-los em uma constelação, a de gêmeos, unindo-os pela eternidade.

Os nascidos entre 21 de maio e 20 de junho são versáteis, comunicativos e sensíveis. Seu signo é representado por dois bastões ligados por dois cordões curvados.

 

  • Libra ♎︎

É a 29ª maior entre as constelações e pode ser observada durante os meses de agosto a dezembro no hemisfério sul e de abril a julho no hemisfério norte. Sua estrela mais brilhante é a Zubenelgenubi, ou Alpha Librae, nome vindo do árabe   ّالزُبَانَى الجَنُوبِي (al-zubānā al-janūbiyy), que significa “garra do sul”. Sua localização fica próxima à estrela Spica, de virgem. Um detalhe curioso sobre essa constelação é que até o século I a.C. ela não era independente, sendo considerada parte da constelação de escorpião.

Na mitologia grega, a constelação de libra não possui muitos mitos, mas há um que diz que Astreia, filha de Zeus transformada na constelação de virgem, carregava consigo uma balança em que pesava todas as ações. Quando subiu aos céus, sua balança teria ganhado sua própria constelação pela sua importância ao cuidar da justiça.

Quem nasce entre 23 de setembro e 22 outubro tende a ser considerada uma pessoa justa, harmoniosa e contemplativa. Seu símbolo possui duas interpretações: a de uma balança e também a de um sol poente sobre um dia e noite de durações iguais.

 

  • Aquário ♒︎

A constelação de aquário é a 10ª em tamanho e pode ser encontrada no céu durante a primavera no hemisfério sul e outono no hemisfério norte, embora não seja tão visível a olho nu. Já foi conhecida pelos babilônicos como “The Great One” e era associada a fortes inundações na região em que habitavam. Sua estrela mais brilhante se chama Sadalsuud, ou Beta Aquarii, que vem do árabe سعد السعود (sa‘d al-su‘ūd) e significa “sorte das sortes”. Há três chuvas de meteoros que podemos observar provenientes de aquário: Eta Aquariids, a principal, pode ser vista nos dias 5 e 6 de maio, com até 35 meteoros por hora. Na sequência, Delta Aquariids e Iota Aquariids podem ser observadas entre julho e agosto e com menor quantidade de meteoros.

Na mitologia grega, Ganimedes é o protagonista da história. Considerado por Zeus o humano mais bonito já visto, Ganimedes é levado para o Olimpo para servir o néctar da imortalidade aos deuses. Um dia, acaba derrubando um pouco do néctar no chão e é expulso do Olimpo. Magoado por não poder mais vê-lo, Zeus o transforma na constelação de aquário.

Os aquarianos, pessoas nascidas entre 21 de janeiro e 18 de fevereiro, são considerados revolucionários, inteligentes e um tanto frios em suas ações. Seu signo é representado por duas ondas ou pelo aguadeiro.

 

Signos de água

As pessoas desse elemento são bastante sentimentais e sensíveis, sendo vistas como pessoas fluidas como a água. Fazem parte do elemento câncer, escorpião e peixes.

Vamos ver um pouco sobre eles a seguir:

 

  • Câncer ♋︎

31ª maior entre as constelações catalogadas, câncer pode ser avistada durante o outono no hemisfério sul e a primavera no hemisfério norte. A incidência do brilho perpendicular do Sol sobre o trópico de câncer marca a chegada do verão no hemisfério norte. Embora não seja fácil de avistá-las a olho nu, suas estrelas mais brilhantes são a Beta Cancri, que vem do árabe  طرف السرطان (Al Tarf) e significa “o fim”, e a Delta Cancri, que vem do latim Asellus Australis e significa “o pequeno asno do sul”.

Na mitologia grega, Hércules é incumbido de matar Hidra, um monstro com cabeças de serpentes. Para evitar seu sucesso, a madrasta de Hércules, Hera, que o odeia por este ser fruto de uma relação extraconjugal de seu marido Zeus, envia um caranguejo para ajudar Hidra, porém Hércules o mata. Hera então transforma o caranguejo em uma constelação.

Os nascidos entre 21 de junho e 22 de agosto são considerados defensivos, porém sensíveis. Essa característica faz analogia com a biologia do caranguejo, que possui o exterior maciço, mas por dentro é macio. A representação deste signo é dada por duas garras de caranguejo.

 

  • Escorpião ♏︎

A constelação de escorpião é a 33ª maior do céu. Podendo ser avistada durante o mês de setembro no hemisfério sul e entre julho e agosto no hemisfério norte, seu formato em S foi percebido pelos humanos há pelo menos 5 mil anos. Existem ao menos 18 estrelas muito brilhantes constituindo seu corpo, mas a mais brilhante é Antares, ou Alpha Scorpii, que vem do grego Ἀντάρης, e significa “rival de Ares” (Marte na mitologia romana). Antares é considerada o coração do escorpião e é a 16ª estrela mais brilhante de todo o céu.

Há duas versões na mitologia romana para essa constelação. A primeira diz que Órion era obcecado por Diana e a toma a força. Diana foge e, por vingança, envia um escorpião para matá-lo. Em agradecimento, ela transforma o escorpião em uma constelação. Na segunda versão, Diana e Órion são rivais em um jogo de disco e, ao derrotar Órion, Diana demanda que como prêmio o rival seja morto por uma picada de escorpião. O escorpião o mata e ambos são levados aos céus como constelações. Interessante dizer que as constelações de Órion e escorpião nunca são vistas ao mesmo tempo no céu, o que reforça a história da lenda, dizendo que Órion está sempre fugindo do seu temido predador.

Os que nascem entre 23 de outubro e 21 de novembro são geralmente pessoas muito intuitivas, desconfiadas e sedutoras. A representação do signo se dá pela letra hebraica mem com o rabo do escorpião na ponta.

 

  • Peixes ♓︎

Sendo a 14ª maior constelação no céu, peixes pode ser avistada durante a primavera no hemisfério sul e durante o outono no hemisfério norte. Antigamente, os babilônicos viam essa constelação como dois objetos separados, sendo “A Grande Andorinha” e “A Senhora do Céu”. Já os gregos a enxergavam como a deusa Afrodite (Vênus para os romanos). Sua estrela mais brilhante é a Alrescha, ou Alpha Piscium, nome que vem do árabe الرشآء (al-rishā’) e significa “o cordão”.

Na mitologia grega, Eros e Afrodite estão fugindo do titã Tifão e, para escaparem com segurança, fogem pelo mar. Lá eles são guiados por dois golfinhos ligados por um cordão de ouro, enviados por Poseidon para ajudá-los. Ao se encontrarem seguros, os golfinhos são transformados em uma constelação, como forma de agradecimento.

Os nascidos entre 19 de fevereiro e 20 de março são considerados grandes otimistas, adaptáveis e muito sensíveis. O signo é representado por duas curvas ligadas por uma linha ao meio.

 

Os signos em diferentes línguas

Agora que passamos um pouco pela história dos signos e suas respectivas constelações, que tal vermos como eles são chamados em outras línguas?

 ÁRIESTOUROGÊMEOSCÂNCERLEÃOVIRGEMLIBRAESCORPIÃOSAGITÁRIOCAPRICÓRNIOAQUÁRIOPEIXES
ALEMÃOWidderStierZwillingeKrebsLöweJungfrauWaageSkorpionSchützeSteinbockWassermannFische
ÁRABEبرج الحملبرج الثورالتوأمالسرطانليوبرج العذراءالميزانالعقربالقوسالجديالدلوالسمك
BÚLGAROОвенТелецБлизнациРакЛъвДеваВезниСкорпионСтрелецКозирогВодолейРиби
CROATAOvanBikBlizanciRakLavDjevicaVagaŠkorpionStrijelacJaracVodenjakRiba
ESLOVACOBaranBýkBlíženciRakLevPannaVáhyŠkorpiónStrelecKozorožecVodnárRyby
ESLOVENOOvenBikDvojčkaRakLevDevicaTehtnicaŠkorpijonStrelecKozorogVodnarRibi
ESPANHOLAriesTauroGéminisCáncerLeoVirgoLibraEscorpiónSagitarioCapricornioAcuarioPiscis
FINLANDÊSOinasHärkäKaksosetRapuLeijonaNeitsytVaakaSkorpioniJousimiesKaurisVesimiesKalat
FRANCÊSBélierTaureauGémeauxCancerLionViergeBalanceScorpionSagittaireCapricorneVerseauPoissons
GREGOΚριόςΤαύροςΔίδυμοςΚαρκίνοςΛέωνΠαρθένοςΖυγόςΣκορπιόςΤοξότηςΑιγόκερωςΥδροχόοςΙχθύς
HEBRAICOטלהשורתאומיםסרטןאריהבתולהמאזנייםעקרבקשתגדידלידגים
HOLANDÊSRamStierTweelingenKreeftLeeuwMaagdWeegschaalSchorpioenBoogschutterSteenbokWatermanVissen
HÚNGAROKosBikaIkrekRákOroszlánSzűzMérlegSkorpióNyilasBakVízöntőHalak
INGLÊSAriesTaurusGeminiCancerLeoVirgoLibraScorpionSagittariusCapricornAquariusPisces
INDONÉSIOAriesTaurusGeminiCancerLeoVirgoLibraScorpioSagitariusCapricornAquariusPisces
ITALIANOArieteToroGemelliCancroLeoneVergineBilanciaScorpioneSagittarioCapricornoAcquarioPesci
LATIMAriesTaurusGeminiCancerLeoVirgoLibraScorpioSagittariusCapricornusAquariusPisces
LETÃOAunsVērsisDvīņiVēzisLauvaJaunavaSvariSkorpionsStrēlnieksMežāzisŪdensvīrsZivis
POLONÊSBaranBykBliźniętaRakLewPannaWagaSkorpionStrzelecKoziorożecWodnikRyby
ROMENOBerbecTaurGemeniRacLeuFecioarăBalanțăScorpionSăgetătorCapricornVărsătorPești
RUSSOОвенТелецБлизнецыРакЛевДеваВесыСкорпионСтрелецКозерогВодолейРыбы
SÉRVIOОванБикБлизанциРакЛавДјевицаВагаШкорпијаСтрелацЈарацВодолијаРибе
SUECOVädurenOxenTvillingarnaKräftanLejonetJungfrunVågenSkorpionenSkyttenStenbockenVattumannenFiskarna
TCHECOBeranBýkBlíženciRakLevPannaVáhyŠtírStřelecKozorohVodnářRyby
TURCOKoçBoğaİkizlerYengeçAslanBaşakTeraziAkrepYayOğlakKovaBalık
UCRANIANOОвенТелецьБлизнятаРакЛевДіваТерезиСкорпіонСтрілецьКозорігВодолійРиби

 

Mas você deve estar se perguntando sobre as línguas orientais, certo? Acontece que em grande parte dos países do Oriente o sistema de signos é bem diferente do nosso, sendo representado por 12 animais, onde cada ano, num ciclo de 12 anos, representa um animal.

Portanto, como a cultura de um país importa muito na hora de se comunicar, é muito mais interessante aprendermos como se chamam os signos do horóscopo oriental. Vamos ver?

 

PORTUGUÊSCHINÊS/MANDARIMCOREANOJAPONÊSVIETNAMITA
Rato
Boisửu
Tigre호랑이dần
Coelho토끼mão *
Dragãothìn
Serpentetỵ
Cavalo馬/马ngọ
Carneiromùi
Macaco원숭이thân
Galo雞/鸡dậu
Cãotuất
Javali豬/猪돼지hợi

 

*No Vietnã, o signo do Coelho é conhecido como o signo do Gato, isso provavelmente pela pronúncia aproximada entre as duas palavras no chinês antigo, gerando confusão.

 

Ano Novo Chinês

O Ano Novo no calendário chinês se inicia hoje, 1 de fevereiro de 2022, e em seu horóscopo é marcado como o ano do Tigre e do elemento Água.

Segundo as predições, é esperado que este ano seja repleto de acontecimentos e compromissos e, por conta da influência da Água, haverá uma grande fluidez de movimento entre esses aspectos. A comunicação também será mais aberta e transparente, o que torna o ano favorável para colocar os planos em ação com mais segurança.

 

Em suma…

Os signos são milenares. A partir da observação das constelações e os acontecimentos que cercavam suas aparições no céu, o ser humano começou a traçar características em comum e a agrupá-las. Como somos seres imaginativos e sempre buscamos uma explicação para tudo, não tardou para que criássemos mitos que tornassem nossa compreensão acerca deles mais fácil. Hoje, estão presentes em quase todas as culturas, mas nem sempre iguais em todas elas. São esses detalhes diversos que enriquecem ainda mais nosso conhecimento sobre a capacidade humana de criar teorias e histórias e torná-las interessantes.

 

Texto: Natasha Borges 

Edição: Caroline Randmer

 

FONTES:
Dicionário de símbolos
Mapa do meu céu
Greelane.com
Folha

ESTÁ BUSCANDO UMA EMPRESA DE TRADUÇÃO CONFIÁVEL?

Oferecemos serviços com alto padrão de qualidade, agilidade e confiabilidade para atender às suas necessidades de comunicação em um mundo cada vez mais globalizado.