Saiba como tirar o visto para entrar nos Estados Unidos

O processo de emissão do visto americano é burocrático e exige atenção e paciência


 

Os Estados Unidos continua sendo principal destino dos brasileiros que viajam para exterior. Em 2015, 2,2 milhões de brasileiros cruzaram a fronteira americana.  Orlando, Miami e Nova York são as cidades mais procuradas.

Mas desde o começo do ano, o governo americano alterou os procedimentos para a solicitação de visto, inclusive para brasileiros. Entre as mudanças, está o processo de solicitação de renovação de visto na mesma categoria que passou a ter entrevista. Antes, os solicitantes que pediam a renovação eram dispensados da entrevista se o pedido fosse feito até 48 meses após o vencimento.

Outra mudança foi com relação a isenção da entrevista. Antes, pessoas com 16 anos incompletos ou com mais de 66 anos eram isentas da entrevista com o agente consular. Agora, as idades passaram para 14 anos incompletos ou mais de 80 anos, respectivamente.

Confira abaixo o passo a passo de como tirar o visto americano:

1 – Preencher o formulário

Preencha o formulário de solicitação de visto DS-160 (https://ceac.state.gov/genniv/). As perguntas estão em inglês, mas, ao colocar o cursor em cima delas, aparece a tradução.

Dica: ao fim de cada página, salve o que já tiver sido feito e guarde o número do “Application ID” para entrar novamente no formulário. Ao terminar o processo, imprima a página de confirmação.

 2 – Agendar a entrevista

Depois que preencher o formulário, é preciso agendar a entrevista. Para isso, cadastre-se no site http://brazil.usvisa-info.com e siga o passo a passo de agendamento. Tenha em mãos a página de confirmação do formulário DS-160 (passo 1), com código de barras, e o número do passaporte.

Há casos em que é necessário ir ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e ao Consulado, e outros – como nas renovações – em que só é preciso ir ao CASV. O próprio sistema irá informar sobre isso.

Dica: no caso de ter que fazer as duas entrevistas, as visitas não podem ser agendadas para o mesmo dia. Fique atento porque a opção de agendamento para o Consulado aparece antes da opção de agendamento para o CASV, mas a entrevista no CASV tem que ocorrer primeiro. Por isso, escolha sempre para a ida Consulado uma data posterior à da ida ao CASV.

No meio do processo, você terá que pagar a taxa de solicitação do visto (US$ 160, vistos de turismo e de negócios). Confira taxas para outros vistos em https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv/information/fee

3 – Fotografia e impressões digitais

No dia agendado, vá ao CASV com o formulário, o passaporte e o comprovante de pagamento da taxa. Lá, serão recolhidas as impressões digitais e será tirada uma foto.

Dica: não é permitido entrar com bolsas ou mochilas no recinto, e não há local para guardar esses pertences dentro do centro. Quem estiver com eles precisa deixá-los no carro ou em guarda-volumes privados, que costumam cobrar caro pelo serviço.

4 – Entrevista no Consulado

No dia da entrevista, é preciso ir ao Consulado ou à Embaixada, levando o passaporte e a página de confirmação do formulário DS-160.

Dica: leve documentos que demonstrem condições financeiras para custear a viagem e retornar ao Brasil e que evidenciem vínculos com o país, como passaportes de outros membros da família, carteira de trabalho e declaração de imposto de renda, isto pode ajudar a obter o visto. Também não é permitido entrar com bolsas ou mochilas no recinto. Menores de idade podem entrar com acompanhantes.

5 – Entrega do passaporte

Os passaportes são entregues de dois a sete dias úteis após o dia da entrevista em um endereço residencial ou comercial. O documento também pode ser retirado no CASV, conforme a opção adotada no momento do agendamento da entrevista. Um e-mail será enviado ao solicitante com o número de rastreamento da entrega. Com ele, é possível acompanhar o andamento da entrega pelo site dos serviços de solicitação de visto para brasileiros.

Para mais informações, consulte a página http://brazil.usvisa-info.com.

Esta reportagem foi publicada inicialmente no site Catraca Livre, em 19 de agosto de 2017.

 

ESTÁ BUSCANDO UMA EMPRESA DE TRADUÇÃO CONFIÁVEL?

Oferecemos serviços com alto padrão de qualidade, agilidade e confiabilidade para atender às suas necessidades de comunicação em um mundo cada vez mais globalizado.