Saiba como tirar o visto para entrar nos Estados Unidos

O processo de emissão do visto americano é burocrático e exige atenção e paciência


Os Estados Unidos continua sendo principal destino dos brasileiros que viajam para exterior. Em 2015, 2,2 milhões de brasileiros cruzaram a fronteira americana.  Orlando, Miami e Nova York são as cidades mais procuradas.

Mas desde o começo do ano, o governo americano alterou os procedimentos para a solicitação de visto, inclusive para brasileiros. Entre as mudanças, está o processo de solicitação de renovação de visto na mesma categoria que passou a ter entrevista. Antes, os solicitantes que pediam a renovação eram dispensados da entrevista se o pedido fosse feito até 48 meses após o vencimento.

Outra mudança foi com relação a isenção da entrevista. Antes, pessoas com 16 anos incompletos ou com mais de 66 anos eram isentas da entrevista com o agente consular. Agora, as idades passaram para 14 anos incompletos ou mais de 80 anos, respectivamente.

Confira abaixo o passo a passo de como tirar o visto americano:

1 – Preencher o formulário

Preencha o formulário de solicitação de visto DS-160 (https://ceac.state.gov/genniv/). As perguntas estão em inglês, mas, ao colocar o cursor em cima delas, aparece a tradução.

Dica: ao fim de cada página, salve o que já tiver sido feito e guarde o número do “Application ID” para entrar novamente no formulário. Ao terminar o processo, imprima a página de confirmação.

 2 – Agendar a entrevista

Depois que preencher o formulário, é preciso agendar a entrevista. Para isso, cadastre-se no site http://brazil.usvisa-info.com e siga o passo a passo de agendamento. Tenha em mãos a página de confirmação do formulário DS-160 (passo 1), com código de barras, e o número do passaporte.

Há casos em que é necessário ir ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e ao Consulado, e outros – como nas renovações – em que só é preciso ir ao CASV. O próprio sistema irá informar sobre isso.

Dica: no caso de ter que fazer as duas entrevistas, as visitas não podem ser agendadas para o mesmo dia. Fique atento porque a opção de agendamento para o Consulado aparece antes da opção de agendamento para o CASV, mas a entrevista no CASV tem que ocorrer primeiro. Por isso, escolha sempre para a ida Consulado uma data posterior à da ida ao CASV.

No meio do processo, você terá que pagar a taxa de solicitação do visto (US$ 160, vistos de turismo e de negócios). Confira taxas para outros vistos em https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv/information/fee

3 – Fotografia e impressões digitais

No dia agendado, vá ao CASV com o formulário, o passaporte e o comprovante de pagamento da taxa. Lá, serão recolhidas as impressões digitais e será tirada uma foto.

Dica: não é permitido entrar com bolsas ou mochilas no recinto, e não há local para guardar esses pertences dentro do centro. Quem estiver com eles precisa deixá-los no carro ou em guarda-volumes privados, que costumam cobrar caro pelo serviço.

4 – Entrevista no Consulado

No dia da entrevista, é preciso ir ao Consulado ou à Embaixada, levando o passaporte e a página de confirmação do formulário DS-160.

Dica: leve documentos que demonstrem condições financeiras para custear a viagem e retornar ao Brasil e que evidenciem vínculos com o país, como passaportes de outros membros da família, carteira de trabalho e declaração de imposto de renda, isto pode ajudar a obter o visto. Também não é permitido entrar com bolsas ou mochilas no recinto. Menores de idade podem entrar com acompanhantes.

5 – Entrega do passaporte

Os passaportes são entregues de dois a sete dias úteis após o dia da entrevista em um endereço residencial ou comercial. O documento também pode ser retirado no CASV, conforme a opção adotada no momento do agendamento da entrevista. Um e-mail será enviado ao solicitante com o número de rastreamento da entrega. Com ele, é possível acompanhar o andamento da entrega pelo site dos serviços de solicitação de visto para brasileiros.

Para mais informações, consulte a página http://brazil.usvisa-info.com.

Esta reportagem foi publicada inicialmente no site Catraca Livre, em 19 de agosto de 2017.

Foto de Joey Csunyo na Unsplash

ESTÁ BUSCANDO UMA EMPRESA DE TRADUÇÃO CONFIÁVEL?

Oferecemos serviços com alto padrão de qualidade, agilidade e confiabilidade para atender às suas necessidades de comunicação em um mundo cada vez mais globalizado.