WhatsApp permitirá conversar em vários idiomas e traduzir mensagens automaticamente; veja como usar
O aplicativo de mensagens instantâneas para smartphones, da empresa americana Meta, terá uma nova ferramenta que poderá mudar a forma como pessoas de diversos países se comunicam
Uma das aplicações de mensagens mais utilizadas no mundo é o WhatsApp, que tem a função de manter a comunicação entre diferentes pessoas, sejam familiares, amigos ou colegas de trabalho, que precisam trocar informações de forma imediata.
Além disso, pode ser divertido para conversas entre entes queridos, permitindo o compartilhamento de fotos, vídeos, áudios, criação de stickers, envio de mensagens temporárias, publicação de histórias e até a criação de enquetes dentro de chats em grupo.
Este aplicativo recebe atualizações constantes que melhoram a experiência dos usuários, especialmente em termos de segurança e outros serviços úteis para comunicações mais profissionais.
Uma das ferramentas do WhatsApp é a transcrição de mensagens de voz, que permite aos usuários obter um texto escrito do conteúdo de um áudio, útil em ambientes ruidosos onde é difícil ouvir o que a outra pessoa está comunicando.
A empresa está trabalhando para aprimorar a experiência dos usuários desta ferramenta, como revelado pelo WaBetaInfo, que indicou que agora seria possível traduzir notas de voz com essa opção, eliminando a necessidade de aplicativos de terceiros para identificar o conteúdo dos mensagens.
Essa função poderia funcionar como um tradutor em tempo real; por exemplo, se você receber uma mensagem de voz em um idioma que não entende, o aplicativo poderá transcrevê-la para o idioma que você utiliza.
De acordo com o WaBetaInfo, a função será capaz de identificar o idioma da mensagem de voz para transcrevê-la inicialmente nos idiomas disponíveis, como inglês, espanhol, português, russo e hindi.
É importante destacar que esta ferramenta está disponível apenas na versão beta número 2.24.13.8 para dispositivos móveis Android, o que significa que está em fase de teste e pode não estar disponível para todos os dispositivos até a próxima atualização.
Esta matéria foi publicada originalmente no jornal O Globo, em 19 de junho de 2024.
Foto de Alexander Shatov na Unsplash