Suposta fala de Donald Trump ofende países e dá dor de cabeça a tradutores

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, negou nesta sexta-feira que tenha usado palavras ofensivas ao se referir a imigrantes de países como Haiti, El Salvador e da África em uma reunião com parlamentares na Casa Branca


 

A imprensa americana havia divulgado que, segundo relatos de pessoas presentes no encontro, ele teria questionado “por que todas essas pessoas de países de m… vem parar aqui?”. “Por que precisamos de mais haitianos?”, teria acrescentado.

Na declaração, Trump teria usado a expressão em inglês “shithole” ou, literalmente, “buraco de m”. Mesmo a tradução do termo e decisão de usá-la ou não, por conter um palavrão, gerou debates entre jornalistas de diferentes países, segundo uma reportagem do Washington Post. Outra tradução possível é mais leve, embora ainda ofensiva: um lugar sujo ou extremamente desagradável.

O relatos afirmam que Trump sugeriu ainda que os Estados Unidos prefiram imigrantes de países como a Noruega aos procedentes dessas regiões – cujas permissões para residência nos EUA vêm sendo revogadas ou ameaçadas ultimamente.

O encontro, ocorrido nesta quinta-feira, reuniu integrantes dos partidos Democrata e Republicano e tinha como pauta um acordo bipartidário sobre políticas de proteção aos imigrantes nos EUA.

Nesta sexta-feira, o presidente se manifestou sobre o tema, como já é habitual por sua parte, no Twitter. Ele não confirmou o teor exato das declarações – afirmou apenas que “a linguagem usada no encontro foi dura, mas não foi essa”.

Não fez esforços, porém, para amenizar o tom e partiu para cima dos democratas – embora tenha feito um aceno aos haitianos.

“Eu nunca disse algo depreciativo sobre haitianos além do fato de o Haiti ser, obviamente, um país muito pobre e problemático. Eu nunca disse ‘os tire daqui’. (Isso foi) inventado pelos democratas. Eu tenho um relacionamento maravilhoso com os haitianos. Provavelmente devesse gravar futuras reuniões.”

 

Este é um trecho parcial da reportagem inicialmente publicada no site da BBC, em 12 de janeiro de 2018.

ESTÁ BUSCANDO UMA EMPRESA DE TRADUÇÃO CONFIÁVEL?

Oferecemos serviços com alto padrão de qualidade, agilidade e confiabilidade para atender às suas necessidades de comunicação em um mundo cada vez mais globalizado.

Outros destaques